Todos os moradores do Recife com 18 anos ou mais poderão tomar a vacina bivalente contra a covid-19 em breve.
A medida foi anunciada nesta terça-feira (25) pela Prefeitura do Recife.
Agora, além dos idosos a partir dos 60 anos trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, quem tem 18 anos ou mais poderá se vacinar.
Todos devem ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina anticovid, sendo a última dose há, pelo menos, quatro meses.
Com a ampliação, a Prefeitura do Recife inicia as ações para imunizar um público-alvo de 519.482 habitantes da capital.
Leia também: Veja a reações mais comuns após tomar vacina bivalente contra covid-19 e saiba como aliviá-las
CONECTA RECIFE VACINA BIVALENTE
O agendamento começa a partir das 18h de hoje (25), por meio da plataforma Conecta Recife, disponível nas lojas de aplicativos de celular ou pelo site Recife Vacina.
Apesar da possibilidade de agendamento, há salas de vacinação espalhadas pela cidade que não exigem a marcação prévia. Continue lendo a matéria para conferir.
A decisão de ampliar o público segue a recomendação do Ministério da Saúde, divulgada na noite da última segunda-feira (24), visando aumentar a cobertura vacinal anticovid, além de facilitar o acesso da população ao imunizante bivalente.
VACINA BIVALENTE RECIFE
A vacinação acontece em todas as salas de vacina da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, além dos Centros de Vacinação instalados em shoppings da cidade.
Nas mais de 150 salas de vacina da Sesau, a imunização ocorrerá sem necessidade de agendamento, de acordo com o dia em que é realizada a aplicação da vacina anticovid em cada unidade de saúde.
Já nos Centros de Vacinação instalados nos shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro, além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, a vacinação ocorrerá de domingo a domingo com necessidade de agendamento.
A lista com os horários e dias de funcionamento de cada local pode ser conferida na plataforma Conecta Recife. Clique aqui e confira.
CERTIFICADO VACINA COVID
No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento.
Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.
Caso a pessoa tenha concluído o esquema em outra cidade, também deverá apresentar um comprovante de residência e um documento que comprove a idade ou condição.
O QUE É A VACINA BIVALENTE DA COVID? PARA QUE SERVE?
A vacina bivalente da covid-19 é um imunizante elaborado para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.
Vale lembrar que as primeiras vacinas usadas no combate à pandemia, também chamadas de "monovalentes", fornecem menos proteção frente à variante dominante.
QUEM PODE TOMAR A VACINA BIVALENTE?
A vacina bivalente contra covid-19 foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso como dose de reforço na população a partir de 12 anos.
No entanto, por enquanto, apenas pessoas com 18 anos ou mais poderão receber a vacina bivalente.
Com isso, cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados, desde que tenham recebido, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço.
A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.
VACINA BIVALENTE É SEGURA?
De acordo com a Anvisa, as vacinas bivalentes contra a covid-19 são seguras. Segundo especialistas, benefício da vacina é muito melhor do que o risco de não tomar.
"As vacinas são seguras, eficazes e podem ser utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, conforme os estudos de estabilidade avaliados e aprovados pela Agência", garante a diretora Meiruze Sousa Freitas, da Anvisa.
Além disso, as vacinas bivalentes podem ser utilizados dentro do prazo de 18 meses, a partir da data de fabricação dos produtos.
O Ministério da Saúde também ressalta que as vacinas bivalentes têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da covid-19.
Comentários