DONALD TRUMP

Polícia se prepara para possível PRISÃO DE TRUMP em Nova York em meio às investigações sobre caso STORMY DANIELS

Donald Trump pode se tornar o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 21/03/2023 às 10:16 | Atualizado em 21/03/2023 às 10:17
CHIP SOMODEVILLA/AFP
Vale lembrar que Trump disse, no último sábado, 18 de março, que seria preso nesta terça-feira (21) FOTO: CHIP SOMODEVILLA/AFP

A polícia de Nova York se prepara para um cenário sem precedentes na história dos Estados Unidos: a possível prisão do ex-presidente Donald Trump.

Segundo a AFP, as forças de segurança de NY estão montando barricadas em torno do gabinete do promotor responsável pelo caso do ex-presidente e da Trump Tower, na Quinta Avenida.

A agência diz ainda que o magnata republicano, que ocupou a Casa Branca, entre 2017 e 2021, pode ser presoe algemado pelos policiais novaiorquinos. 

Vale lembrar que Trump disse, no último sábado, 18 de março, que seria preso nesta terça-feira (21). No entanto, não há qualquer indicativo oficial de que ele será preso hoje.

Mesmo assim o republicano convocou seus seguidores para protestarem nas ruas do país como pressão para evitar sua detenção. Desta maneira, a polícia está ainda mais alerta.

A mobilização da polícia é preventiva, mas vai depender de como transcorrer o dia desta terça-feira. Até as 21h de segunda-feira, o NYPD não havia oferecido detalhes ou ações em suas contas oficiais.

Se a prisão de Trump, de fato, acontecer, o magnata republicano será o primeiro ex-mandatário estadunidense a enfrentar acusações criminais, segundo informações da BBC.

TRUMP SERÁ PRESO?

Mesmo com a declaração de Trump, os advogados do político afirmaram que não receberam nenhuma informação das autoridades sobre a suposta prisão.

Além disso, dizem as especulações são baseadas somente em reportagens de alguns veículos de comunicação locais.

Os promotores federais trabalham para encontrar indícios de crimes cometidos por Trump antes e durante o seu mandato como presidente. 

Segundo várias reportagens de veículos de imprensa, uma acusação formal pode ser feita na próxima semana.

STORMY DANIELS E TRUMP

Os rumores da prisão de Trump aumentaram após o ex-advogado do polític, Michael Cohen, testemunhar diante de um grande júri em Nova York como parte da investigação sobre o dinheiro entregue a uma atriz pornô em troca de seu silêncio, que envolve o republicano.

Cohen testemunhou dentro da investigação sobre os 130 mil dólares que entregou, em 2016, à atriz pornô Stormy Daniels — cujo verdadeiro nome é Stephanie Clifford — para que ela se mantivesse em silêncio sobre a suposta relação que teve com Trump.

O pagamento foi feito duas semanas antes da eleição em que o republicano derrotou a democrata Hillary Clinton.

Segundo o New York Times, o ex-presidente poderia ser acusado de tentar maquiar relatórios contábeis para dissimular o pagamento a Stormy Daniels.

Um crime que poderia ser mais grave se os promotores considerarem que Trump buscava contornar os regulamentos sobre financiamento de campanhas eleitorais, segundo a publicação.