PRISÃO DE TRUMP?

DONALD TRUMP FOI PRESO nesta terça (21) nos Estados Unidos? Veja por que PRISÃO DE TRUMP pode acontecer

Trump pode ser o primeiro ex-mandatário americano a enfrentar acusações criminais

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 21/03/2023 às 9:26 | Atualizado em 21/03/2023 às 9:52
Noticia
FOTO: SAUL LOEB / AFP
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ser preso na terça-feira (21) FOTO: FOTO: SAUL LOEB / AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, no último sábado (18), que será preso nesta terça-feira (21).

Se isso se concretizar, Trump será o primeiro ex-mandatário estadunidense a enfrentar acusações criminais, segundo informações da BBC.

Inclusive, ele pode chegar a ser preso e algemado, um cenário sem precedentes para o qual a polícia de Nova York se prepara com barricadas em torno do gabinete do promotor e da Trump Tower, na Quinta Avenida. De acordo com informações da AFP.

Por causa disso, o republicano convocou seus seguidores para protestarem nas ruas do país como pressão para evitar sua detenção.

TRUMP SERÁ PRESO?

Apesar da declaração de Trump, os advogados do ex-presidente afirmaram que não receberam nenhuma informação das autoridades e que as especulações são baseadas somente em reportagens de alguns veículos de comunicação locais.

Os promotores federais trabalham para encontrar indícios de crimes cometidos por Trump antes e durante o seu mandato como presidente. De acordo com várias reportagens, uma acusação formal pode ser feita na próxima semana.

Os rumores aumentaram após o ex-advogado de Donald Trump, Michael Cohen, testemunhar diante de um grande júri em Nova York como parte da investigação sobre o dinheiro entregue a uma atriz pornô em troca de seu silêncio, que envolve o político do partido Republicano.

STORMY DANIELS E TRUMP

Cohen testemunha dentro da investigação sobre os 130 mil dólares que entregou, em 2016, à atriz pornô Stormy Daniels — cujo verdadeiro nome é Stephanie Clifford — para que ela se mantivesse em silêncio sobre a suposta relação que teve com Trump.

O pagamento foi feito duas semanas antes da eleição em que o republicano derrotou a democrata Hillary Clinton.

Segundo o New York Times, o ex-presidente poderia ser acusado de tentar maquiar relatórios contábeis para dissimular o pagamento a Stormy Daniels.

Um crime que poderia ser mais grave se os promotores considerarem que Trump buscava contornar os regulamentos sobre financiamento de campanhas eleitorais, segundo a publicação.

Comentários