No mês de janeiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho criticou as duras jornadas de trabalhadores de aplicativos e afirmou que elas "beiravam à escravidão". Desde então, algumas declarações polêmicas foram dadas pelo ministro de Lula.
Marinho, inclusive, chegou a considerar que a Uber vai sair do Brasil em caso de negação à regulamentação para garantir maiores direitos aos entregadores e motoristas de app.
Com isso, ele propôs que se o fim do Uber no Brasil se concretizar, os serviços poderiam ser operados pelos Correios.
Diante da polêmica instaurada, a Uber decidiu se pronunciar sobre sua susposta saída do país.
UBER VAI SAIR DO BRASIL 2023?
Por meio de um comunicado divulgado à imprensa, a Uber afirma que não vai sair do Brasil. A plataforma diz, na nota, que conecta 30 milhões de pessoas que buscam viagens com mais de 1 milhão de parceiros no País.
Além disso, mostra números que confirmam a sua grandiosidade: repasse de R$ 76 bilhões aos motoristas parceiros e pagamento de R$ 4,9 bilhões em impostos desde que chegou ao Brasil — aproximadamente no ano de 2015.
A Uber diz ainda que desde 2021 tem defendido, inclusive publicamente, uma regulamentação que inclua os trabalhadores via aplicativo na Previdência Social.
O modelo defendido prevê as plataformas facilitando a inscrição e pagando uma parte das contribuições, em modelo proporcional aos ganhos de cada parceiro.
FIM DA UBER NO BRASIL É MENTIRA; VEJA NOTA
"Compromisso com o Brasil
A Uber esclarece que não vai sair do Brasil. Hoje, a Uber conecta em todo o país 30 milhões de pessoas que buscam viagens com mais de 1 milhão de parceiros, que encontraram na plataforma uma forma de gerar renda.
A Uber permanece comprometida com investimentos de longo prazo em tecnologia e inovação para aumentar ainda mais seu impacto positivo nas cidades brasileiras, como demonstra o Relatório de Impacto divulgado recentemente pela consultoria Public First. O documento aponta, por exemplo, que a empresa repassou R$ 76 bilhões aos motoristas parceiros e pagou R$ 4,9 bilhões em tributos desde que chegou ao país.
Em relação à declaração do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, a Uber esclarece também que não ameaçou sair da Espanha. Durante a discussão regulatória naquele país, a empresa divulgou estimativas sobre o impacto das medidas e apontou a contrariedade dos próprios entregadores com a regulamentação, que acabou resultando na migração forçada de muitos profissionais para o modelo de operadores logísticos (sem cadastro direto nos aplicativos) e reduziu o número de pessoas trabalhando na atividade na casa dos milhares. A Uber continua suas operações na Espanha e tem apresentado ao governo os problemas identificados na implementação da regulação.
No Brasil, a Uber defende publicamente, desde 2021, uma regulação que promova a inclusão dos trabalhadores via aplicativo na Previdência Social, com as plataformas facilitando a inscrição e pagando uma parte das contribuições, em modelo proporcional aos ganhos de cada parceiro.
O posicionamento da empresa foi construído após pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha tanto com motoristas e entregadores, que rejeitaram o vínculo empregatício e apontaram a flexibilidade de trabalho como principal atrativo dos aplicativos, quanto com a população brasileira, que revelou apoiar mudanças para ampliar a cobertura da Previdência aos trabalhadores via aplicativos."
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