Disney

Disney não poderá usar o Mickey Mouse? Entenda o conflito de direitos autorais

Direitos sobre Mickey Mouse, mascote da Disney, expirarão 95 anos após sua criação

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 06/07/2022 às 8:18
Noticia
Pixabay
Disney pode perder direitos autorais de Mickey Mouse FOTO: Pixabay
Leitura:

Mickey Mouse, o mascote da Disney e um dos personagens fictícios mais conhecidos da cultura pop, pode sair do alcance de seu dono.

O motivo é a lei de direitos autorais dos Estados Unidos, segundo a qual os direitos de um personagem expiram após 95 anos de sua criação.

Assim, a Disney pode perder a licença de Mickey Mouse em 2024. O personagem apareceu pela primeira vez em um filme de 1928 chamado 'Steamboat Willie'.

.

Reprodução / Disney
Disney vai perder exclusividade do Mickey Mouse - Reprodução / Disney

Veja também: 90 anos de Mickey Mouse: Confira a evolução do personagem

DISNEY PODE PERDER DIREITOS AUTORAIS DE MICKEY MOUSE

Daniel Mayeda, diretor associado da Documentary Film Legal Clinic da UCLA School of Law (Clínica de direitos midiáticos da Universidade da Califórnia), revelou algumas especificidades sobre a expiração dos direitos autorais de Mickey.

"Você pode usar a figura do Mickey Mouse como ele foi criado originalmente para criar suas próprias histórias ou produtos com esse personagem. No entanto, se o que você criou retoma características da Disney, a empresa pode dizer que sua marca registrada foi violada de qualquer forma”, disse ele.

Mickey Mouse foi co-criado pelo próprio Walt Disney e pelo artista Ub Iwerks. Ao longo dos anos, o camundongo antropomórfico evoluiu de ser simplesmente um personagem de desenhos animados e quadrinhos para se tornar um dos símbolos mais conhecidos do mundo.

Veja também: Séries curtas para maratonar em um fim de semana

Comentários

Mais lidas