Ciência

Câncer some em 100% dos participantes em novo estudo experimental

Novo estudo promissor trata pacientes de câncer retal com sucesso

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 10/06/2022 às 9:58 | Atualizado em 10/06/2022 às 10:00
Noticia
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
Profissionais de saúde ficam sobrecarregados após alta de casos de influenza e covid-19 FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine conseguiu fazer o câncer colorretal desaparecer em todos os 14 voluntários analisados.

Veja também: Cientistas fazem descoberta assustadora e 'ressuscitam' células de doador morto

Os pacientes fizeram um tratamento experimental de seis meses e todos estavam em estágio inicial da doença. Mesmo assim, os resultados da pesquisa são promissores para evolução do tratamento contra câncer.

TRATAMENTO CONTRA CÂNCER RETAL

Os voluntários da pesquisa tinham a mesma instabilidade genética em seu câncer retal e ainda não haviam sido submetidos a tratamento.

Eles receberam nove doses de dostarlimab intravenoso, um medicamento novo que bloqueia uma proteína específica da célula cancerosa que impede que o sistema imunológico combata o câncer.

“Acho que ninguém viu isso antes, onde todos os pacientes tiveram o tumor desaparecer”, relatou a oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York e principal autora do estudo, Andrea Cercek.

Ainda segundo a cientista, as chances de 100% dos voluntários não apresentarem mais nenhum vestígio do câncer são extremamente baixas e inéditas nas pesquisas em oncologia.

TRATAMENTO NÃO É INVASIVO

Nenhum dos pacientes precisou fazer o tratamento acompanhado de quimio-radiação ou cirurgia, o que torna o tratamento bem menos invasivo. 

Os pacientes com câncer retal possuem uma alta taxa de sobrevivência, mas o tratamento convencional pode deixar sequelas para toda a vida, como disfunção do intestino e da bexiga, infertilidade, entre outros.

O estudo é promissor, mas cientistas ainda estão fazendo acompanhamento com os voluntários, pois os tumores podem ressurgir.

*Informações de The Washington Post

Comentários

Mais lidas