
Após trégua das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife nesta quinta-feira (2), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) anunciou a previsão de chuva para o mês de junho.
A precipitação prevista para o mês que inicia o inverno preocupa, já que em maio o estado registrou as chuvas mais letais dos últimos 47 anos. Até o momento, cerca de 127 pessoas morreram em decorrência de enchentes e deslizamento de barreiras.
..
De acordo com a APAC, o acumulado de chuvas de junho deve ultrapassar a média histórica para o mês, de 337,6 milímetros, no Recife e cidades vizinhas. A meteorologista Zilurdes Lopes, afirma que a situação é consequência do aumento de temperatura do mar.
"Quando o mar está mais aquecido, temos muito mais umidade na atmosfera, que volta em forma de chuva para a superfície", pontuou.
PREVISÃO DE CHUVA PREOCUPA ESPECILISTAS
Com a previsão, a Apac traz a público também uma preocupação: não é possível afirmar, por ora, se as chuvas serão espaçadas durante o mês ou se cairão de uma vez.
"O que não sabemos ainda é se essa chuva vai ser distribuída ao longo de junho ou se vai ser mais concentrada, como aconteceu maio, quando praticamente não choveu nos 20 primeiros dias. Temos que ir acompanhando diariamente para ver se vai ser ao longo do mês ou mais concentrada", disse Zilurdes.
"No litoral, o período de mais chuva é de abril a julho. Assim, maio já faz parte do período chuvoso da região; mas junho e julho são os meses mais chuvosos, climatologicamente falando", concluiu.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo a APAC, a previsão do tempo da RMR nesta quinta-feira (2) é de tempo parcialmente nublado a nublado. Pancadas de chuva de forma isolada são previstas para o período da noite, de intensidade fraca a moderada.
Já na sexta-feira (3), a previsão é de tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia. A precipitação será de intensidade fraca a moderada.
