Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seCom informações da Agência Brasil
A Receita Federal paga hoje o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF 2022). Segundo o órgão, R$ 6,3 bilhões em crédito bancário serão destinados a 3.383.969 contribuintes nesta primeira leva, voltada àqueles que têm prioridade legal.
Os prioritários na restituição do Imposto de Renda 2022 são os idosos com idade acima de 80 anos, contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O contribuinte deve acessar a página da Receita para saber se a restituição está disponível, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição.
"A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC", informa o Fisco.
Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode corrigir. As consultas às bases da Receita podem ser feitas também por meio de aplicativos que, além de informações sobre liberação das restituições, dão acesso direto a outros tipos de informações sobre a situação cadastral dos CPFs.
Segundo a Receita Federal, as restituições serão pagas diretamente na conta bancária informada na declaração do IRPF. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O reagendamento dos valores a serem creditados podem ser feitos pelo Portal BB, ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).