Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seNos últimos dias, a região Centro-Sul do Brasil está passando por uma forte frente fria, apresentando temperaturas abaixo de 10ºC.
No Rio Grande do Sul, a frente fria carrega neve e ventos fortes que diminuem ainda mais a sensação térmica.
O ciclone "Yakecan" atingiu o Sul do Brasil na segunda (16) e deve continuar causando estragos nessa quarta (18). O fenômeno meteorológico deve ir do extremo sul do Rio Grande do Sul ao extremo norte de Santa Catarina.
Um alerta sobre a situação foi emitido pela Defesa Civil Nacional, o evento natural foi descrito como uma trajetória completamente incomum e rara. Agora, o ciclone está sendo monitorado pela Marinha do país.
O fenômeno foi batizado de Yakecan, o termo vem da língua tupi-guarani que significa "o som do céu".
A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 356/2022, da Marinha do Brasil.
Segundo boletim meteorológico da MetSul, mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul estão na potencial rota do ciclone subtropical que atinge o território gaúcho.
“Trata-se de situação de elevado perigo meteorológico e de extremo risco à população com alta probabilidade de danos e comprometimento de serviços públicos essenciais como luz e água”, alerta a MetSul.
O ciclone em questão é mais preocupante pela raridade de sua trajetória. Esse cenário meteorológico é bastante incomum e foge ao que normalmente se observa na formação de ciclones nessas regiões da América do Sul.
Na última segunda-feira (16), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) emitiu um alerta sobre a situação do tempo para os próximos dias no Estado, com destaque para a força do vento.
O ciclone Yakecan já provocou alguns estragos. Na noite de segunda-feira (16), um pequeno barco com três pescadores naufragou no lago Guaíba, em Porto Alegre, causando a morte de um dos tripulantes.
TEMPO | Impressionantes imagens de como ficou a orla de Piriápolis, departamento uruguaio de Maldonado, com a orla tomada de espuma do mar carregada pelo forte vento do #ciclone. #Yakecan https://t.co/Mo9WtEdajM — MetSul.com (@metsul) May 17, 2022
Veja IMAGENS de SATÉLITE do ciclone YAKECAN