FRIO

Neve no Brasil? Frio em todo o país é previsto para esta segunda-feira (16). Veja onde temperatura vai baixar

Chance de neve no Brasil é apontada pelo Inmet. Veja onde as temperaturas baixam

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 15/05/2022 às 21:57 | Atualizado em 16/05/2022 às 19:28
Noticia
Reprodução/Blog Mundo Afora
Frente fria pode atingir todo o país FOTO: Reprodução/Blog Mundo Afora
Leitura:

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma queda acentuada na temperatura em todo o país está prevista para esta segunda-feira, 16/05.

Segundo o instituto, o frio começa no domingo (15), exatamente no sul do país. Em seguida, se espalha rapidamente até o norte do país.

FRENTE FRIA NO BRASIL, 16/05

A previsão do Inmet é de que nesta segunda-feira (16), as baixas temperaturas atinjam todas as regiões, podendo chegar até Rondônia e Acre até o fim do dia.

O clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro episódio ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.

NEVE NO BRASIL?

Há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25, ainda segundo o instituto. Há previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.

Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.

VEJA TAMBÉM: Menina consegue se salvar de tempestade de neve abraçada em cachorro

"Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)", diz o instituto.

A geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.

Onda de frio vai chegar em Pernambuco? Veja o que diz meteorologista

Com informações da Agência Brasil

Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo - Pedestres na Avenida Paulista durante frente fria que derrubou a temperatura na capital. - FOTO:Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil

Mais lidas