IBGE

IBGE revela número de brasileiros que se declaram homossexuais ou bissexuais

Levantamento do IBGE é inédito. Veja números

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 25/05/2022 às 12:57
Noticia
iStock
Levantamento do IBGE é inédito. Veja números FOTO: iStock
Leitura:

Dados inéditos, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (25), apontaram que 2,9 milhões de pessoas se autoidentificam como homossexuais ou bissexuais no Brasil.

O número corresponde a 1,8% da população com 18 anos ou mais. Essa proporção é menor que a da parcela de pessoas que não souberam ou não quiseram responder (3,4%) à pesquisa.

DIVERSIDADE SEXUAL

Além disso, o estudo do IBGE mostrou que a grande maioria da população brasileira se autodeclara heterossexual - 94,8% dos brasileiros responderam que se identificam com a heterossexualidade.

Porém, o IBGE ponderou que "o fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo".

ORIENTAÇÃO SEXUAL NO IBGE

O IBGE divulgou pela primeira vez dados sobre orientação sexual. A medida foi adotada depois que o órgão foi acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal. O Ministério questionou o fato de o Censo Demográfico de 2022 não ter incluído perguntas sobre a população LGBTQIA+.

Segundo o instituto, o questionário foi aplicado em cerca de 108 mil domicílios no Brasil, mas representa a totalidade da população. A amostra corresponde a, aproximadamente, 0,07% das pessoas com 18 anos ou mais de idade, estimada, em 2019, em 159,2 milhões.

A pesquisa do IBGE revelou que:

  • A proporção de homens autodeclarados homossexuais (1,4%) é maior que de mulheres (0,9%);
  • Entre os bissexuais, as mulheres têm maior proporção (0,8%) que os homens (0,5%);
  • A autoidentificação homossexual ou bissexual é maior entre quem tem nível superior (3,2%) e maior renda (3,5%);
  • Quanto à faixa etária, o grupo de 18 e 29 anos apresenta a maior proporção de autodeclarados homossexuais ou bissexuais (4,8%);
  • Proporção das respostas "não sabe" ou "recusou-se a responder" foi maior entre aqueles com menor nível de instrução;
  • É ligeiramente menor a proporção de homossexuais e bissexuais entre os brancos (1,8%) que entre os pretos (1,9%) e pardos (1,9%);

Comentários

Mais lidas