CICLONE YAKECAN

CICLONE YAKECAN pode virar furacão; entenda

O ciclone Yakecan já causou destruição por onde passou. Fenômeno pode virar furacão

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 18/05/2022 às 12:43 | Atualizado em 18/05/2022 às 12:56
Noticia
TWITTER/INMET
O ciclone Yakecan já causou destruição por onde passou. Fenômeno pode virar furacão FOTO: TWITTER/INMET
Leitura:

A chegada do ciclone Yakecan acendeu um alerta nos locais por onde o fenômeno poderia passar. O evento meteorológico já deixou um morto e desaparecidos com sua passagem.

O ciclone Yakecan atingiu o Sul do Brasil na segunda (16) e deve continuar causando estragos nessa quarta (18). O fenômeno meteorológico deve ir do extremo sul do Rio Grande do Sul ao extremo norte de Santa Catarina.

Um alerta sobre a situação foi emitido pela Defesa Civil Nacional, o evento natural foi descrito como uma trajetória completamente incomum e rara. O ciclone está sendo monitorado pela Marinha do país.

CICLONE YAKECAN PODE VIRAR FURACÃO

Em uma coletiva de imprensa na noite de segunda-feira (16), a pasta e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deram detalhes técnicos sobre o ciclone. "A gente já fazia previsão de ventos fortes quando a Marinha emitiu uma nota classificando-o na categoria superior, que é tempestade subtropical", disse a coordenadora-geral de Meteorologia do Inmet, Marcia Seabra.

Os ventos podem ultrapassar os 100 km/h nas áreas afetadas pelo ciclone Yakecan. Tecnicamente, há a classificação de furacão quando os ventos ultrapassam 120 km/h, além de outros fatores. O risco do fenômeno mudar de categoria e tornar-se furacão não foi descartado.

CICLONE YAKECAN: O que é? Como se forma o ciclone? O que significa YAKECAN?

Comentários

Mais lidas