ELEIÇÕES 2022

Primeira pesquisa eleitoral com Marília Arraes disputando o governo de Pernambuco é divulgada pelo Instituto Paraná segunda-feira (16). Saiba mais

Primeira pesquisa eleitoral 2022 do Instituto Paraná Pesquisas com Marília Arraes disputando o governo de Pernambuco é divulgada segunda-feira (16). Saiba mais

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 15/05/2022 às 18:47 | Atualizado em 15/05/2022 às 18:49
Noticia
Divulgação
Primeira pesquisa eleitoral 2022 do Instituto Paraná com Marília Arraes disputando o governo de Pernambuco será divulgada FOTO: Divulgação
Leitura:

Um novo levantamento de opiniões sobre as eleições 2022 em Pernambuco foi realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Os resultados da pesquisa eleitoral serão divulgados com exclusividade nesta segunda-feira, 16/05, ao Blog de Jamildo, do Jornal do Commercio. Mas já há muita expectativa acerca do tema.

Abaixo, entenda o cenário político de Pernambuco nas eleições 2022 e saiba mais sobre a nova pesquisa eleitoral.

PESQUISA ELEITORAL PERNAMBUCO 2022

A pesquisa eleitoral, mesmo antes de ser anunciada, já encontra-se envolta em expectativa no cenário político de Pernambuco. O motivo? Será a primeira do Instituto Paraná Pesquisa a considerar Marília Arraes como pré-candidata ao governo.

Isso porque, quando da divulgação da primeira rodada, antes da janela eleitoral, em abril, Marília Arraes era cotada para o Senado. Ela liderava com folga no levantamento.

No entanto, quando lançou-se candidata pelo Solidariedade, Marília Arraes pediu aos institutos que considerassem seu nome para o governo de Pernambuco, na majoritária.

ELEIÇÕES: PESQUISA GOVERNO DE PERNAMBUCO 2022

Em março, na primeira pesquisa do Instituto Paraná sobre Pernambuco, a ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata do PSDB, Raquel Lyra, aparecia na liderança da disputa.

Veja abaixo como ficou o resultado da pesquisa eleitoral para governo de Pernambuco divulgada em março pelo Instituto Paraná Pesquisas:

  • Raquel Lyra - 25,8%;
  • Miguel Coelho - 15,6%;
  • Anderson Ferreira - 13,6%;
  • Danilo Cabral - 11,9%;
  • João Arnaldo - 3,3%;
  • Jones Manoel - 0,9%.

Como Marília Arraes, do Solidariedade, ainda não aparecia como candidata ao governo do Estado, seu nome não aparece na lista. Porém, ela despontava em sua candidatura ao Senado, liderando com 46,2%.

O Paraná Pesquisa ainda apontou outros cenários, colocando os vários candidatos uns contra os outros.

De acordo com os números, os mais recentes até então disponíveis, Raquel Lyra seria a melhor candidata para derrotar o candidato do PSB, Danilo Cabral. Ela teria 41,5% de intenções de voto contra 23,4% do socialista, em um embate direto.

No caso de uma disputa entre Miguel Coelho e Danilo Cabral, o candidato do União Brasil levaria a melhor. Pela pesquisa, Miguel teria 34,8% e Danilo Cabral 24,6%.

No terceiro cenário, em uma disputa entre Danilo Cabral e Anderson Ferreira, o socialista venceria. Danilo Cabral teria 31,7% e Anderson Ferreira teria 26,3%.

PESQUISA ELEITORAL PERNAMBUCO 2022 POR IDADE

No que se refere à idade dos eleitores, o Paraná Pesquisa aponta que a candidata de Raquel Lyra lidera em todas as faixas etárias.

  • De 16 a 24 anos de idade, ela teria 30% e seria seguida por Miguel Coelho, com 16,7%;
  • De 25 a 34 anos, Raquel Lyra tinha 25,9%, seguida por Miguel Coelho, com 15,6%;
  • Na faixa dos 35 anos aos 44 anos, Raquel Lyra teria 26,1% e Miguel teria 145;
  • De 45 anos aos 59 anos, ela teria 24,5% e Miguel 15,4%;
  • Acima de 60 anos, Raquel Lyra liderava com 23,85%, seguida por Miguel Coelho, com 17,1%.

PESQUISA ELEITORAL PERNAMBUCO 2022: SENADO

Na disputa pelo Senado, de acordo com os números do Paraná Pesquisa na primeira pesquisa, Marília Arraes aparecia com a maior soma de votos.

  • Marília Arraes - 46,2%;
  • André de Paula - 14%;
  • Gilson Machado - 5,4%;
  • Eugenia Lima, 1,4%.

Depois, quando se lançou candidata, Marília Arraes pediu aos institutos de pesquisa que colocassem o nome dela para a disputa do governo de Pernambuco.

Com informações do Blog de Jamildo

Comentários

Mais lidas