Entenda!

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA: Por que é comemorada no dia 13 de maio?

Veja por que a abolição da escravatura é comemorado no dia 13 de maio

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 12/05/2022 às 11:57 | Atualizado em 12/05/2022 às 12:12
Noticia
REPRODUÇÃO/JEAN-BAPTISTE DEBRET
Quadro de Debret mostra aspectos da escravidão no Brasil FOTO: REPRODUÇÃO/JEAN-BAPTISTE DEBRET
Leitura:

A abolição da escravatura foi um evento histórico de importância enorme para História de todo o mundo. No Brasil, não foi diferente: esse acontecimento mudou o curso do nosso país e transformou, em partes, o destino de milhares de pessoas.

O Brasil foi o maior território escravagista do Ocidente, e o último da América a proibir legalmente a escravidão. Por cerca de 350 anos, o país teve mais de 4,5 milhões de escravos africanos, trabalhando de modo forçado para os que tinham poder.

O QUE FOI A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA?

Abolição da escravatura foi o resultado da Lei Áurea, que proibiu legalmente a escravidão no Brasil. Depois de muita movimentação popular, mais de 700 mil escravos no país foram libertos dos seus serviços.

HISTÓRIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Ao contrário do que muitos pensam, a abolição da escravatura não aconteceu por empatia aos escravos. Esse foi um processo muito debatido, pois os escravos eram importantes para a economia do país e os fazendeiros com poder e terras não queriam libertar seus servos.

A primeira lei que flexibilizou a escravatura foi a Lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico negreiro no Brasil, mas permitia africanos que já estavam no Brasil continuassem escravos. Isso aconteceu para evitar uma guerra contra Inglaterra, que estava com Bill Aberdeen em vigor: uma lei que concedia direitos à Marinha de atuar de maneira rígida contra o tráfico negreiro.

Depois da lei de proibição do tráfico, o Brasil iniciou oficialmente sua transição de um país escravocrata, mas o governo da época queria evitar o máximo de tempo possível essa liberdade aos africanos.

Os movimentos abolicionistas ganharam ainda mais força e o debate tornou-se uma pauta política. A pressão popular sobre o Império fez com que outras leis de flexibilização fossem criadas, como Lei do Ventre Livre e Lei dos Sexagenários. Assim, o Império se via com ainda mais dificuldade de evitar a abolição completa.

ANO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL

A abolição da escravatura no Brasil aconteceu no dia 13 de maio de 1888, quando o Império permitiu que os africanos fossem libertos por completo. A pressão de outros países, ação de grupos abolicionistas e revoltas intensas dos escravos, que se organizavam de várias formas, tornou a escravatura no Brasil insustentável.

Foi assim que a princesa Isabel, regente do país na época, assinasse a Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravatura. Contudo, não houve nenhum suporte para os negros recém libertos. Muitos acabaram em uma situação ainda mais precária, pois foram expulsos da terra dos fazendeiros e não tinham onde dormir.

Percebemos, por fim, que a abolição da escravatura não foi um feito humanitário. No dia 13 de maio de 2022 a abolição completa 134 anos, e é uma data importante para relembrar a História do país e reconhecer os reflexos que a escravatura tem até hoje, mesmo tantas décadas depois.

 

Comentários

Mais lidas