
A hepatite é uma inflamação do fígado, causada principalmente por um vírus, mas que também aparece como consequência do uso excessivo e indiscriminado de medicamentos e álcool.
Quanto mais cedo forem identificados os primeiros sintomas de hepatite, melhor para o paciente, pois assim é possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Por isso, é importante que todos saibam os principais sintomas para procurar um clínico geral, hepatologista ou infectologista o quanto antes.
Confira a seguir tudo que precisa saber sobre hepatite:
QUAIS OS SINTOMAS DE HEPATITE?
- Pele e olhos amarelados;
- Fraqueza e mal-estar;
- Coceira na pele;
- Fezes amareladas, cinzentas e/ou esbranquiçadas;
- Urina escura (cor de café);
- Dor abdominal (região superior da barriga);
- Febre baixa constante;
- Perda de apetite;
- Enjoos ou tonturas frequentes;
- Vômitos;
- Cansaço frequente;
- Barriga inchada;
- Dor nas articulações
HEPATITE TEM CURA?
A cura e tratamento da hepatite depende de qual tipo de hepatite o paciente apresenta. Para a maioria dos casos, o uso de medicamentos antivirais e mudança de hábitos é suficiente para tratar a inflamação.
O melhor tratamento, no entanto, é a prevenção. Cada tipo de hepatite tem sua própria prevenção, mas, no geral, a vacinação, hábitos saudáveis, relações sexuais protegidas, são algumas atitudes que evita a inflamação no fígado.
TIPOS DE HEPATITE E PREVENÇÃO
Hepatite A
Hepatite A e pode ser transmitida por via sexual e por consumo de bebidas e alimentos contaminados. Para prevenir, é necessário uma atenção a mais na hora de preparar e higienizar alimentos, assim como evitar compartilhar escovas de dente e talheres. O uso de preservativo durante relações sexuais é outo método de prevenção importante.
Hepatite B
Hepatite B pode não apresentar sintomas para o paciente, mas isso não a torna menos perigosa: sem tratamento, a doença pode progredir até levar a falência do fígado. Esse tipo de hepatite é transmitido por contato com sangue e secreções contaminadas.
A melhor prevenção para hepatite B é a vacinação. Fora isso, evitar relações sexuais desprotegidas e ter cuidado com a higiene de ferramentas de manicure, tatuagem, piercing e outras atividades envolvendo seringas e agulhas.
Hepatite C
A transmissão e prevenção da hepatite C é muito parecida com a da hepatite B, sendo necessário o cuidado com troca de fluídos. Os sintomas da hepatite C surgem entre 2 meses e 2 anos após o contato com o vírus.
Assim que houver sinais como dores abdominais e urina escura, o paciente deve imediatamente procurar um profissional de saúde especializado para realizar o tratamento, que é geralmente feito com antivirais por um período de 6 meses.
Hepatite medicamentosa
Os sintomas da hepatite medicamentosa são os mesmos que o da hepatite viral, mas com agentes causadores diferentes. Esse tipo de hepatite atinge as pessoas que fazem uma ingestão exagerada de medicamentos. Dessa forma, o fígado não consegue metabolizar a química dos remédios e acontece a inflamação.
Para a prevenção e tratamento, é necessário consultar um médico para parar as medicações ou pensar em remédios menos agressivos para o fígado.
Hepatite crônica
Os principais sintomas da hepatite crônica é cansaço excessivo, dor no corpo, febre, perda de apetite e até menos perda de memória. Um paciente é diagnosticado com hepatite crônica quando a inflamação do fígado dura mais de 6 meses.
Nesse caso, o tratamento mais comum é o transplante de fígado, mas, em casos mais brandos, o uso de medicamentos é suficiente.
Confira o vídeo do Ministério da Saúde sobre hepatite:
Comentários