ATO DE RACISMO

Racismo: Mulher loira diz que o cabelo de passageira negra poderia passar doença; veja vídeo

O fato ocorreu no metrô de São Paulo. As pessoas que estavam no vagão impediram a saída da mulher até a chegada da Polícia Militar

Bia Freire
Bia Freire
Publicado em 03/05/2022 às 15:33 | Atualizado em 03/05/2022 às 15:35
Noticia
Reprodução/ Redes sociais
O ato causou revolta entre passageiros FOTO: Reprodução/ Redes sociais
Leitura:

Após sofrer racismo por parte de uma mulher branca, no metrô de São Paulo, uma mulher negra registrou um boletim de ocorrência na tarde da última segunda-feira (2). O fato causou revolta em pessoas que estavam presentes no momento.

De acordo com Welica Ribeiro, a vitima do caso, a mulher estava no vagão sentada ao seu lado e pediu para que ela tomasse bastante cuidado com o seu cabelo, pois, ele poderá "transmitir uma doença".

"Toma cuidado com o seu cabelo porque ele está muito próximo ao meu rosto e pode me causar doença", relatou Welica à polícia, conforme o boletim de ocorrência.

Veja o vídeo:

A discussão foi filmada

A briga entre Agnes Vajda, que é a suspeita de ter cometido racismo e Welica foi filmada pelo irmão da mulher negra, que estava acompanhando-a.

"Sabe o que que eu sugeri [para Agnes]? Eu sugeri [para] ela raspar a minha cabeça pra não incomodá-la", diz Welica no vídeo.

Depoimento da suspeita

A suspeita do caso, identificada como Agnes Vajda, afirmou que mora no Brasil há 5 anos e negou ter sido racista.

De acordo com o B.O, Agnes afirmou que teria se ajeitado no banco para se afastar do cabelo e disse para Welica: "Se cuida porque se tiver alguém que tem doença com o cabelo, talvez você pode pegar".

Comentários

Mais lidas