Orkut teve suas atividades encerradas há dois anos e dia 30 de setembro foi o último dia para as pessoas fazeram downloads de arquivos FOTO: Foto: Reprodução
Leitura: 11min
Nessa quarta-feira (27) um anúncio deixou os internautas empolgados: a volta do Orkut. Criada em 2004, a rede social se tornou uma febre entre o público, sendo uma das primeiras a ser utilizada amplamente para a comunicação virtual.
No Orkut, era possível navegar entre depoimentos, fotos, perfis, fakes, além dos jogos. Mas a ferramenta da plataforma que unia mais os usuários eram as comunidades.
As comunidades costumavam ser de frases engraçadas, nomes de bandas, artistas, ou até mesmo situações cotidianas, como o acordar cedo. Nelas, era possível se sentir pertencente a um grupo com centenas de pessoas.
CONFIRA AS COMUNIDADES MAIS POPULARES DO ORKUT
1 / 11
Orkut teve suas atividades encerradas há dois anos e dia 30 de setembro foi o último dia para as pessoas fazeram downloads de arquivos - Foto: Reprodução
1 / 11
- NE10
1 / 11
Comunidades eram marca do Orkut, que foi uma das redes sociais mais usadas no Brasil nos anos 2000 - NE10
1 / 11
- NE10
1 / 11
- NE10
1 / 11
- NE10
1 / 11
- NE10
1 / 11
- NE10
1 / 11
- NE10
1 / 11
- NE10
1 / 11
- NE10
VOLTA DO ORKUT
Até então desativado, o site "Orkut.com" voltou ao ar nesta quarta-feira (27). Na página há uma mensagem do criador da plataforma em que informa a construção de "algo novo".
COMO REATIVAR O ORKUT
Ainda não se sabe como funcionará a rede social ou se as contas antigas serão recuperadas. O fundador da rede prometeu falar mais em breve sobre o que está sendo preparado para o novo momento da plataforma.
O usuário pode optar por se inscrever na newslettering da rede e receber as novidades do Orkut em primeira mão. (Clique aqui)
Sobre Estudante de Jornalismo na UNINASSAU e de Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, escreve para o Blog Turismo de Valor e para o site do NE10.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Comentários