TRANSTORNO BIPOLAR

Laudo médico de esposa de personal aponta Transtorno Bipolar; saiba mais sobre a condição

A bipolaridade tem ganhado maior notoriedade após o caso de traição entre esposa do personal trainer e o sem-teto Givaldo Alves, em Planaltina, Distrito Federal

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 29/03/2022 às 10:15
Noticia
Foto: Reprodução
Câmera filmou momento em que o morador de rua foi agredido pelo personal trainer, em Planaltina FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Nesta quarta-feira (30), é celebrado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Nos últimos dias, a condição tem ganhado maior notoriedade devido ao caso de traição entre esposa do personal trainer e o sem-teto Givaldo Alves, em Planaltina, Distrito Federal.

No último domingo (27), um laudo médico feito pelo Hospital Universitário de Brasília concluiu que a mulher envolvida no caso apresenta sinais de “transtorno afetivo bipolar em fase maníaca psicótica”, o que teria resultado nas atitudes e pensamentos confusos.

Mas, o que de fato significa o diagnóstico de bipolaridade?

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar é uma condição mental na qual o indivíduo tem alterações severas de humor ou ideia. As oscilações são muito sérias, o que pode provocar efeitos negativos na vida da pessoa.

A falta de procura ou acesso ao atendimento, é uma das maiores dificuldades no bem estar do paciente. Segundo dados da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), entre 76% e 85% dos portadores de transtornos mentais não têm acesso a nenhum tipo de tratamento.

Confira detalhes do laudo médico

Sem o tratamento necessário, o paciente acumula significativos prejuízos ao passar do tempo e pode evoluir para desordens emocionais e psíquicas mais graves.

Um dos fatores que pode causar o transtorno é o fator genético: entre os transtornos mentais, o bipolar é o que tem maior carga genética.

Fatores que pode precipitar crises são o uso de medicação para emagrecer, abuso de drogas excitantes e desregulação do sono.

.

Sintomas de bipolaridade

O transtorno bipolar é marcado principalmente pela alternância entre fases de depressão e mania. Além disso, existe também a hipomania, que é uma forma mais branda da mania.

Na fase depressiva, os sintomas incluem tristeza, apatia, desinteresse por atividades que antes eram prazerosas, alterações no sono e no apetite, dificuldade de concentração, cansaço, entre outros. Os sintomas podem ser confundidos com os de uma depressão comum. 

A fase maníaca é caracterizada pela expansão do humor: a pessoa fala muito, tem muitas ideias, fica muito ativa, com muita energia, diferente do dia a dia dela. Além disso, podem acontecer comportamentos compulsivos e impulsivos, que geram arrependimento depois.

Quando o quadro de exaltação do humor é acontece de maneira mais sutil, é chamado de hipomania. Nesses casos, as pessoas ao redor podem não notar que a pessoa está mais acelerada. Pelo contrário, acreditam que ela está bem, alegre, mas de maneira não comum.

Dia Mundial do Transtorno Bipolar

O dia 30 de março foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Transtorno Bipolar devido ao aniversário do pintor holandês Vicent Van Gogh. Segundo estudos após a sua morte, o artista seria portador do transtorno.

A data busca chamar atenção de todo o mundo para os efeitos dos transtornos bipolares sobre a qualidade de vida e o convívio social do paciente.

Tratamento

O diagnóstico final de bipolaridade é feito por um especialista, geralmente psiquiatras. O tratamento pode ser feito à base de ansiolíticos e antidepressivos usados para controle de distúrbios emocionais como depressão e ansiedade.

A medicação ajuda no combate dos sintomas e desordens psicológicas, assim, minimizando os efeitos no dia a dia.

As terapias em família ou grupo também são fundamentais.

Como procurar ajuda em casos de bipolaridade?

No SUS, normalmente o atendimento é feito na atenção primária (Unidades Básicas de Saúde) ou nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O ideal é procurar a UBS mais próxima de casa para receber orientação e marcar as consultas.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente, de forma voluntária, sob sigilo total. O atendimento funciona 24 horas por dia e pode ser feito por e-mail, chat ou telefone. O número é 188.

*Com informações do portal Drauzio Varella e Hospital Santa Mônica

Comentários

Mais lidas