Guerra no Leste Europeu

Por qual motivo a RÚSSIA quer invadir a UCRÂNIA? Entenda os interesses por trás do conflito

A madrugada de hoje (24) foi marcada pelo avanço das tropas russas na Ucrânia

Taynã Olimpia
Taynã Olimpia
Publicado em 24/02/2022 às 20:16
ARIS MESSINIS / AFP
Crise na Ucrânia após invasão militar da Rússia FOTO: ARIS MESSINIS / AFP
Leitura:

A madrugada desta quinta-feira (24) foi marcada por sons de explosões na Ucrânia. Sob o comando do presidente Vladimir Putin, a Rússia invadiu o país europeu com quem faz fronteira.

As tropas russas avançam em 10 regiões do país. O exército Ucraniano está se defendendo e 50 soldados russos já foram contabilizados mortos.

.

A tensão antes do ataque já ocorria há algumas semanas. Mas o que motiva o conflito? 

Por qual motivo a Rússia quer invadir a Ucrânia?

Ao fazer uma leitura que os EUA está em declínio, mais frágil, logo seria momento ideal para "conquistar territórios" que seriam aliados aos norte-americanos. 

Com esse conflito, a Rússia visa desmilitarizar a Ucrânia, forçando sua desistência em aderir à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) - uma aliança militar de 30 países que, em cooperação, defendem de seus territórios.

O objetivo de Putin também é que o país aceite anexar à Rússia a região da Crimeia - península localizada na costa do norte do Mar Negro. 

Em 2014, a Crimeia foi tomada pela Rússia que teme que, ao se aliar à OTAN, a Ucrânia pegue de volta o território. A Ucrânia é o maior país da Europa e ocupa localização estratégica.

17015980

Mais lidas