Boletim médico

Paulinha Abelha: o que aconteceu? Confira quadro de saúde da cantora de Calcinha Preta

O que começou como problemas renais evoluiu para lesão cerebral grave. A artista de 43 anos está internada desde o dia 11, em Aracaju

Taynã Olimpia
Taynã Olimpia
Publicado em 21/02/2022 às 18:42
Noticia
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Paulinha Abelha é conhecida nacionalmente por canções como "Baby Doll" FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Leitura:

"Quadro neurológico grave" é o que informou o último boletim médico de Paulinha Abelha. A cantora de 43 anos faz parte da banda Calcinha Preta. A artista foi internada no dia 11 de fevereiro, por causa de problemas renais.

Desde a última quinta-feira (17), após complicações, ela se encontra em coma profundo, na unidade de tratamento intensivo (UTI) de um hospital particular de Aracaju. As causas ainda estão sendo investigadas.

.

Paulinha Abelha, atualmente, tem uma lesão cerebral grave, mas não irreversível. O último boletim divulgado pela sua equipe informa que ela está em suporte ventilatório, ou seja: respirando com ajuda de aparelhos, pois não consegue puxar o ar sozinha.

A boa notícia é que não há necessidade de medicação para manter seu quadro de saúde estável.

O que se cogita agora é que as complicações neurológicas podem estar associadas a uma infecção no cérebro, conhecida como meningite. Mas o diagnóstico foi desmentido hoje pelo seu médico.

O que é meningite?

Meningite é o quadro patológico quando um agente infeccioso, como bactéria ou vírus, inflama a meninge – membrana responsável por revestir e proteger o cérebro. Meningite é uma doença grave, contagiosa e que requer internação.

Qual a relação entre problemas renais e meningite?

O mesmo agente infeccioso (bactéria, vírus) que atingiu seus rins, causando problemas que a levaram a ser socorrida, pode ter sido responsável por atingir o cérebro.

O que causa problemas renais?

Em linhas gerais, os rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue no corpo. Doenças imunológicas, por exemplo, podem afetar o funcionamento deles e ocasionar problemas renais.

Outra possibilidade é que agentes externos, como parasitas, vírus, bactérias ou fungos possam entrar no sistema urinário e afetar os rins – causando parada parcial ou completa do funcionamento.

Para ajudar em casos mais graves de problemas renais é necessário diálise, que é um processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo.

Amigos homenageiam Paulinha Abelha

Comentários

Mais lidas