É só chegar uma sexta-feira 13 no ano que todos os símbolos da data aparecem, como filmes de terror, cores escuras e, claro, o protagonista do dia: o gato preto!
Sinônimo de azar para muitos, o bichano não sabe porque desperta esse sentimento nas pessoas. Mas a gente sabe e te explica agora.
Por que o gato preto é sinônimo de azar?
Lá no passado, mais precisamente no Antigo Egito, o gato era adorado como um deus. Prova disso é que o ato de matar o bichinho era quase uma sentença de morte para o agressor.
..
Mas, o que é compreendido ao longo da história é que, com o crescimento do cristianismo na Europa, alguns símbolos não ligados à Igreja, começaram a ser abominados. Um deles foi a adoração aos gatos.
Gato preto na História
Segundo relatos da História medieval, o Papa Gregório IX, em 1233, afirmou que os gatos pretos poderiam ser vistos com uma encarnação do mal. Tal comentário surgiu como uma bomba na época e marcou os bichinhos para sempre como símbolos de azar.
Devido a isso, o animal passou a ser maltratado e associado como animais de estimação das bruxas - outra personagem clássica da Sexta-feira 13 até hoje.
Assim, na Idade Média, ser o tutor de um gato preto era muito arriscado, pois ambos poderiam ir para a fogueira.
Gato Preto hoje
A fama criada em torno do gato preto traz danos até hoje. Em abrigos, ele costuma ser o menos procurado para adoção. E, quando isso ocorre, pode surgir de pessoas maldosas, com intenção de maltratá-los.
O que as ONGs aconselham é evitar doação do bichano em outubro, mês mundialmente associado ao Halloween.
Pets
Para você que tem um gato de estimação, é bom sempre ficar ligado nas ofertas de itens para seu Pet.
Clique e confira ofertas para seu gatinho na Americanas! Além dos produtos da Americanas, o Indica separou itens para gatos na Amazon. Aproveite:
*Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliado.
Comentários