Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seNos últimos anos, os planners tem tomado cada vez mais espaço nas papelarias, principalmente na época entre o final de um ano e o início de um novo ciclo. Essa forma de organizar tanto o dia a dia quanto objetivos gerais a longo prazo ajuda muitas pessoas a manterem todas as suas tarefas em dia, sem esquecer de nada.
>> Veja dez opções de planner para começar 2022 bem organizado
Com essa popularização, surgiu um questionamento: os bullet journals e scrapbooks são a mesma coisa que os planners? Esses dois modelos de "diários" também tem sido mais difundidos recentemente. Graças a diversos criadores de conteúdo, principalmente no Instagram e no Tik Tok, o processo de montar e customizar os seus cadernos tem se popularizado e levantado questões, além de garantir várias visualizações dos amantes de papelaria.
Para acabar com as dúvidas, o NE10 vai te explicar a diferença entre cada um, para você decidir qual é ideal para seus gostos e sua rotina. Confira:
Entre os três modelos, o planner é o que mais se parece com a velha e conhecida agenda. Porém ele normalmente é mais flexível e tem mais detalhes do que uma agenda tradicional. Sua grande maioria também é dividido em semanas, e costuma ter espaço para controle financeiro, lista de desejos (e diversos outros modelos de listas), objetivos e passo a passo de como atingi-los, organização semanal, mensal e anual, espaço personalizado para o usuário escrever o que quiser, entre outros. Pode ser ideal para quem gosta de ter uma espécie de roteiro do dia a dia e um diário, ambos no mesmo lugar.
O bullet segue a mesma lógica do planner em questão de organização, diferindo apenas no fato de que você que customiza todos os aspectos dele: enquanto o planner já vem com as seções prontas, no bullet fica a seu critério quais seções irão entrar, 100% de acordo com suas necessidades e criatividade.
Nele, o usuário pode colocar qualquer tipo de informação que considere importante; desde rastreamento de hábitos, como no planner, até desabafos ou passagens de filmes e textos que tenham peso emocional.
Ele é totalmente personalizável, e pode ser decorado, basicamente, com o que você quiser. Costuma ser o favorito de quem gosta de colecionar itens de papelaria e curte colocá-los em uso sempre que puder. Com esse modelo, não existem regras. O que importa é que a organização de cada sessão faça sentido para quem está utilizando.
O scrapbook tem um objetivo um tanto quanto diferente do planner e do bullet journal: apesar de ser altamente customizável assim como o bullet, ele funciona mais como uma maneira de guardar recordações e memórias do que como um meio de rastrear comportamentos e objetivos.
Funcionando como um álbum de recortes, nele o usuário pode fazer colagens com imagens pessoais ou de filmes e séries queridas, por exemplo. O foco do scrapbook é organizar imagens, momentos e outros temas de forma completamente personalizada e diferente do que outra pessoa faria. Pode até mesmo servir de presente para alguém especial.
Caso não saiba por onde começar a customizar o seu modelo escolhido, o Tik Tok, Instagram e o Pinterest contém diversos exemplos que podem agradar os mais diferentes tipos de pessoas, e que você pode reproduzir em casa. Também é possível encontrar vários modelos de planners online de graça, bastando apenas imprimir em um papel de qualidade para começar a usar.
Apesar de terem funcionalidades distintas, os materiais para serem utilizados em cada um podem ser bastante semelhantes. Abaixo, listamos alguns itens legais para ter em mãos na hora de colocar a criatividade em jogo e a mão na massa com um desses "diários". Confira:
Para ver modelos de planners, clique aqui.
Nota ao leitor: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.