O rapper Eminem se apresentou no palco do Oscar em 2020, 18 anos após ter sido premiado pela canção "Lose Yourself".A plateia reagiu de formas diferentes. O diretor Martin Scorsese, por exemplo, aproveitou o apresentação para tirar um cochilo.
Durante cerimônia de 2013, a atriz levou um tombo durante caminho para receber a estatueta de melhor atriz. Lawrence brincou durante o discurso que a plateia só estava de pé porque se sentia mal pela gafe.
O 'roubo' da estatueta
Após a premiação do Oscar 2018, a atriz Frances McDormand, vencedora na categoria Melhor Atriz, deu falta da estatueta. Depois de muita procura, o item foi achado e devolvido a atriz, mas nunca ficou claro se o acontecimento se tratou de roubo ou um caso de esquecimento.
Lala Land X Moonlight
Em 2017, uma confusão na hora de anunciar o Melhor Filme se transformou em uma grande gafe. Devido a uma troca de envelopes, o longa "La La Land" foi anunciado como vencedor, no lugar do filme "Moonlight".
O erro foi corrigido quando o elenco do primeiro já estava em cima do palco, iniciando o discurso de vitória.
Em 2017, outra gafe gerou climão. Durante a homenagem do In Memoriam, surgiu o nome da figurinista Janet Patterson, ao lado da imagem de sua amiga, a produtora Jan Chapman. A produtora achou o erro ofensivo e comentou a situação: "Estou devastada", disse Jan à revista Variety.
Em 1973, o ator Marlon Brando levou a categoria de melhor ator por seu papel em 'O Poderoso Chefão'. No entanto, ele não foi à premiação e mandou em seu lugar, a indígena Sacheen Littlefeather, que discursou em protesto ao tratamento de povos nativos pela indústria do cinema.
Em 1934, a estatueta de melhor diretor quase foi levada pela pessoa errada. O prêmio foi dado a Frank Capra, no entanto o verdadeiro vencedor era outro Frank, o Lloyd, pelo filme 'Cavalgada'.