Literatura e Cinema

Seis livros que inspiraram filmes clássicos de Hollywood

Conheça as obras que serviram de inspiração para grandes filmes

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 08/11/2021 às 19:10
Noticia
Blog
Capa do livro "Laranja Mecânica" FOTO: Blog "O Que Tem Na Nossa Estante"
Leitura:

Já se perguntou o que inspirou grandes filmes como "O Silêncio dos Inocentes", ou talvez "Psicose"? Nessa lista, separamos seis livros que serviram de base para filmes tão bem sucedidos que hoje são considerados grandes clássicos do cinema. Mesmo que na época de seu lançamento nem todas essas obras tenham obtido sucesso imediato, hoje sua contribuição para a sétima arte é reconhecida pela importância que carregam. Sendo assim, vale a pena conhecer os livros por trás dessas grandes histórias.

O Iluminado, de Stephen King

Jack Torrence pensa que encontrou o lugar perfeito para recomeçar quando é contratado para ser o zelador do Hotel Overlook no inverno. Tentando deixar para trás o alcoolismo e acessos de fúria, Jack tenta se dedicar à escrita e ter um pouco de paz com a esposa e o filho. Porém, conforme o inverno se aprofunda, o local começa a parecer cada vez mais sinistro. Forças do mal tentam se apoderar de Danny, filho de Jack, que tem grandes poderes sobrenaturais. Quando não obtém sucesso com ele, os espíritos então tentam se aproveitar das fraquezas do pai.

O livro serviu de inspiração para o filme de 1980, dirigido por Stanley Kubrick e com Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd nos papéis principais. Apesar de ser um clássico do cinema, Stephen King nunca escondeu seu desgosto com a adaptação, principalmente pela forma que Kubrick decidiu adaptar o personagem de Jack. O escritor roteirizou uma minissérie do livro, lançada em 1997, porém a mesma nunca obteve o mesmo sucesso do filme nos olhos do público.

O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris

Clarice Starling, jovem agente do FBI, fica surpresa ao ser chamada por Jack Crawford, chefe da Divisão de Ciência do Comportamento, para cooperar na investigação sobre o serial killer Buffalo Bill. Sua missão será interrogar Hannibal Lecter, psiquiatra e famoso canibal, que é mantido num hospital para criminosos com transtornos mentais. Mesmo nunca tendo cooperado com a lei, sua mente psicopata pode ser útil para o caso. Clarice acaba despertando o interesse de Lecter e o mesmo decide ajudá-la, mas dentro de suas próprias condições. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, Clarice avança no caso ao mesmo tempo que se envolve em uma teia assustadora e mortífera.

O filme de 1991, dirigido por Jonathan Demme e com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papéis de Lecter e Clarice respectivamente, foi vencedor dos "grande cinco" do Oscar: melhor filme, diretor, ator, atriz e roteiro adaptado, os cinco prêmios mais importantes da cerimônia. O livro é parte de uma série sobre o Dr. Lecter, que também conta com "Dragão Vermelho", "Hannibal" e "Hannibal: A Origem do Mal". Todos foram eventualmente adaptados para o cinema, porém sem a mesma aclamação de "O Silêncio dos Inocentes".

Psicose, de Robert Bloch

A obra clássica do autor Robert Bloch foi publicada originalmente em 1959, e seus elementos perturbadores foram livremente inspirados nos crimes do assassino Ed Gein. "Psicose" conta a história de Marion Crane, uma secretária que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela para depositar no banco. Na sua fuga ela vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora.

Com uma das reviravoltas mais icônicas do cinema, o filme de 1961 foi dirigido por Alfred Hitchcock, conhecido como o "mestre do suspense", e estrelado por Anthony Perkins e Janet Leigh.

Laranja Mecânica, de Anthony Burgess

Alex é o jovem líder de uma gangue cuja diversão é cometer atos de violência pelas ruas de uma cidade futurista, governada por um estado repressivo e totalitário. Depois de cometer um crime que termina em assassinato, ele acaba preso pelo governo e submetido a um método experimental de recondicionamento de mentes criminosas, que se utiliza de terapia de aversão brutal.

Em 1971 a obra ganhou sua adaptação para o cinema, dirigida por Stanley Kubrick, que criou uma estética inovadora para o filme. No filme, o marcante protagonista Alex é interpretado por Malcolm McDowell.

Tubarão, de Peter Benchley

"Tubarão" é a clássica obra de Peter Benchley que deu origem ao primeiro blockbuster de Steven Spielberg. A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia, o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Porém o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos turistas, consegue abafar a notícia e liberar o banho de mar na cidade. Daí, as coisas começam a desandar para os desafortunados que insistem em ir para o mar.

O filme de 1975 conta com Roy Scheider, Richard Dreyfuss, Robert Shaw e Lorraine Gary no seu elenco. Com uma história que até hoje contém paralelos com a realidade na sua crítica política, a obra continua extremamente atual.

2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke

Mais um da lista que teve sua adaptação dirigida por Stanley Kubrick. No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a espécie humana. Até que a chegada de um objeto além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico anuncia o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito na Lua deixa cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente.

O filme de 1968 levanta diversos questionamentos sobre a raça humana e não apresenta respostas fáceis, levantando questionamentos sobre sua mensagem até hoje. Seu elenco conta com Keir Dullea, Gary Lockwood e Douglas Rain.

Nota ao leitor: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.

 

 

 

 

Comentários

Mais lidas