Literatura

Cinco livros de ficção científica para quem gostou de "Duna"

Lista contém obras para quem quer conhecer mais do gênero

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 01/11/2021 às 17:00
Noticia
Divulgação
Timothée Chalamet e Rebecca Ferguson em "Duna" FOTO: Divulgação
Leitura:

Semanas antes da estreia de "Duna", adaptação do diretor Denis Villeneuve do primeiro volume da série de livros de Frank Herbert, a obra já se encontrava em primeiro lugar na lista dos mais vendidos nos e-commerces e livrarias do país. Também conhecida pelo termo sci-fi, a ficção científica começou a ser desenvolvida no século XIX. Como o próprio nome do gênero entrega, os componentes científicos são essenciais para o andamento da trama, que em grande parte também envolvem temas relacionados ao futuro da raça humana, ciência e tecnologia. Como acontece no próprio "Duna", muitas vezes as obras também contém grandes elementos de fantasia.

Sendo esse o primeiro encontro de muitos leitores com a ficção científica, preparamos uma lista com outros exemplares, clássicos e contemporâneos, para quem quiser conhecer mais do gênero.

O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick

Philip K. Dick mistura ficção científica e distopia para desenvolver uma trama assustadora: como seria a vida na década de 60 caso a Alemanha nazista tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial? 1962, a suástica é hasteada em Nova Iorque. A escravidão é legal, os judeus tentam sobreviver e o I Ching é tão comum quanto horóscopo. Angustiante e poderoso, essa foi a obra que estabeleceu o autor no gênero. Como muitas distopias, o elemento mais assustador da leitura é perceber quais partes dessa especulação estão presentes nos dias de hoje. O livro de Dick rendeu a série de mesmo nome, original da Amazon Prime Video. O autor também é responsável pela obra "Blade Runner", que, coincidentemente, teve sua sequência "Blade Runner 2049" também dirigida por Villeneuve. O livro também está disponível no Kindle Unlimited.

As Cavernas de Aço, de Isaac Asimov

A população da Terra cresceu de modo desenfreado. Os Mundos Siderais, antigas colônias terráqueas, há muito deixaram de se sujeitar à autoridade de seus colonizadores. Para agravar a situação, os robôs parecem estar substituindo grande parte da mão de obra humana. O investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar um crime, e para cooperar com o inquérito, os Siderais enviam um parceiro inusitado: um robô. Isaac Asimov é um dos principais nomes da ficção científica mundial e um dos autores com mais obras do gênero publicadas na história, como a clássica Trilogia da Fundação. Também disponível no Kindle Unlimited.

O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke

Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo. Seus ocupantes, chamados de Senhores Supremos, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram as condições de vida. A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos? Também disponível no Kindle Unlimited.

Os Despossuídos, de Ursula K. Le Guin

Urras é um mundo de abundantes recursos dividido em vários estados-nação. Em meio a extremos de riqueza e pobreza, dois deles estão em guerra para estender sua influência sobre os demais. Anarres, por sua vez, é o planeta recluso e anarquista gêmeo de Urras, cuja visão utópica de seus colonizadores acabou criando uma ilusão de sociedade perfeita. Essa ilusão só é quebrada quando Shevek, um jovem físico brilhante de Anarres, descobre a Teoria da Simultaneidade, uma ideia que pode acabar com o isolamento de seu planeta e, ao mesmo tempo, avivar as guerras do planeta vizinho. A autora levanta questionamentos sobre existencialismo, poder e sistemas políticos, temas que continuam atuais, fazendo com que o livro, publicado na década de 70, se mantenha relevante até os dias de hoje.

É Assim Que Se Perde a Guerra do Tempo, de Amal El-Mohtar e Max Gladstone


Entre as cinzas de um mundo em ruínas, uma soldada encontra uma carta que diz: Queime antes de ler. E assim tem início uma correspondência improvável entre Red e Blue, duas agentes de facções rivais travando uma guerra através do tempo e espaço. O que começa como uma provocação se transforma em algo mais. El-Mohtar e Gladstone inserem romance na sua narrativa de forma espetacular, em uma obra que está destinada a se tornar um clássico.

* Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliado.

Comentários

Mais lidas