Limoeiro: o que conhecer. Cinco pontos turísticos da cidade de Larissa, do BBB 22

Estátua do Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais importantes de Limoeiro Foto: Divulgação/Prefeitura de Limoeiro

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Limoeiro: o que conhecer. Cinco pontos turísticos da cidade de Larissa, do BBB 22

Veja cinco pontos turísticos imperdíveis de Limoeiro, cidade natal de Larissa, do BBB 22
Flávio Oliveira
Publicado em 03/03/2022 às 18:17
Estátua do Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais importantes de Limoeiro Foto: Divulgação/Prefeitura de Limoeiro


A pernambucana Larissa Tomásia foi a última eliminada do BBB 22, na última terça-feira (1). Com rejeição recorde na temporada, a sister teve que voltar para casa. Antes de entrar no reality, Larissa vivia em Limoeiro, cidade pernambucana, e até usou o limão como emoji oficial da sua torcida.

Mas o que conhecer em Limoeiro durante uma visita à cidade? Preparamos um guia completo sobre o local.

Praça da Bandeira
 

Considerada a principal praça de Limoeiro, a Praça da Bandeira fica localizada no núcleo urbano. Logo em sua entrada principal há um lago artificial com fonte, além de uma ponte larga em madeira e painel em mosaico. Conta também com uma mini concha acústica arquibancada.

O piso da praça em pedras de granito, palmeiras imperiais e árvores de pequeno porte. O entorno é marcado por casas residenciais, algumas comerciais, Grande Hotel de Limoeiro e a antiga Rádio Jornal. Atualmente conta com letreiro com nome da cidade que tornou-se um grande atrativo.

 

Estátua do Cristo Redentor

É do alto da estátua do Cristo Redentor que se tem uma vista panorâmica da cidade de Limoeiro e suas cidades vizinhas.

A escadaria de 670 degraus dá acesso ao cruzeiro e à Capela do Cristo Redentor. A singela capela foi construída em 1905, tendo sua fachada composta por porta central e uma outra lateral, com uma cruz de ferro no frontão.

Tradicionalmente, no dia 1º de janeiro, ocorre uma procissão saindo da cidade, onde os fiéis sobem os degraus até a capela, onde no local é realizada uma missa campal.

 

Igreja Matriz de NS. da Apresentação

Segundo a velha lenda, Limoeiro foi uma aldeia de índios tupis numa região com muito pés de limão, o que justifica o nome da cidade.

Conta-se que o padre Ponciano Coelho chegou à cidade para catequizar os índios, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, imagem essa que atraía os índios.

Presume-se que o padre Ponciano Coelho fez desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da capela de Poço do Pau para Limoeiro, aldeia indígena onde hoje se ergue a torre da igreja Matriz, marco da fundação do povoado chamado Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação. 

 

Pedra do Cristo Salvador

Localizado perto do Morro do Redentor e situado em um afloramento rochoso, é possível ver da Pedra do Cristo Redentor a sede do Município de Limoeiro e o relevo da cidade.

Antigamente era conhecida como Pedra do Urubu, teve seu nome modificado para Pedra do Cristo Salvador onde são realizadas Vias-Sacras durante a Páscoa. 

Casa do Coronel Chico Heráclio

O coronel Francisco Heráclio do Rego, o famoso Chico Heráclio, conhecido como o último dos coronéis, era dono de 20 fazendas. Conserva a mobília da época dos primeiros donos e na garagem da Casa Grande são encontrados automóveis pertencente ao Coronel.

A estrutura física da casa permanece do mesmo jeito, paredes grossas, portas, corrimão e escada de madeira, portões pesados de ferro. Espalhadas pela casa fotografias da família enfeitam as paredes e mobiliário, as molduras de alguns quadros são também muito antigas.


últimas
Mais Lidas
Webstory