NORONHA

Descubra por que não pode ter parto em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha não registrou partos desde 2004 e situação só mudou em 2021. Entenda o porquê

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 07/03/2022 às 17:45
Divulgação
Fernando de Noronha FOTO: Divulgação
Leitura:

Com toda certeza, o arquipélago de Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados do Brasil. Suas belezas naturais e praias quase sempre figuram nas listas de melhores do mundo.

Um fato que nem todo mundo sabe é que Fernando de Noronha já chegou a quase duas décadas sem registar um parto em suas terras.

O motivo? Um protocolo em vigor em Noronha prevê que as moradoras grávidas sigam para o Recife quando chegam à 28ª semana de gestação, que equivale a 7 meses.

Na verdade, não existe uma norma ou até mesmo lei oficial que proíba partos em Fernando de Noronha. No entanto, as autoridades locais se encarregam de transferir as grávidas para Recife durante as últimas semanas de gestação.

Fernando de Noronha tem maternidade?

A única maternidade do arquipélago de Fernando de Noronha, no Hospital São Lucas, foi desativada em 2004. À época, autoridades relataram que era muito custoso manter a maternidade aberta. 

O Hospital São Lucas, único da ilha, não tem emergência obstétrica e nem estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e neonatal.

Porém, em 2021, uma turista de Maceió deu à luz em solo de Noronha. A mãe estava na 32ª semana de gestação quando a sua bolsa estourou. Foi assim que, desde 2004, Noronha teve o primeiro nascimento no arquipélago.

HERMINIO OLIVEIRA/AGÊNCIA BRASIL
Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados para viajar no Brasil. Veja taxas de entrada atualizadas - FOTO:HERMINIO OLIVEIRA/AGÊNCIA BRASIL

Mais lidas