Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seUma descoberta inédita surpreende os amantes de história da arte. Um novo autorretrato do pintor Vincent Van Gogh (1853 - 1890) foi revelado por profissionais da Galerias Nacionais da Escócia.
A raridade foi descoberta atrás de uma das pinturas do artista e estava coberta por camadas de cola e papelão por mais de um século.
A imagem foi encontrada após os profissionais fazerem um raio-X da pintura “Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)” de Van Gogh, de 1885, antes de uma exposição futura.
A descoberta surpreendeu a todos os especialistas, já que o rascunho era até então desconhecido. “Momentos como esse são incrivelmente raros”, disse Frances Fowle, curadora sênior de arte francesa do NGS, no comunicado à imprensa.
O feito de reutilizar telas já rabiscadas para criar novas era uma prática comum do pintor holandês. A ação era uma alternativa para economizar dinheiro.
Acredita-se que o autorretrato tenha sido feito durante o momento em que o artista teve acesso ao trabalho dos impressionistas franceses depois de se mudar para Paris.
No momento, os especialistas enfrentam o mistério de como retirar o autorretrato de Van Gogh sem danificar nenhuma das duas obras.