A novela Pantanal, que estreou na última segunda-feira ocupando o horário em que Um Lugar ao Sol era exibida, segue repercutindo.
Com bons índices de audiência, a trama tem chamado atenção tanto de quem acompanhou a versão original (nos anos 90) quanto de quem está vendo a obra em seu remake.
Quem era o Velho do Rio em Pantanal?
Um dos personagens mais intrigantes de Pantanal é o Velho do Rio. Vivido em 1990 por Cláudio Marzo, no remake, é interpretado por Osmar Prado.
.
O Velho do Rio representa a ligação da trama com o sobrenatural, bem como as transformações de Maria e Juma Marruá em onça.
Ele é o guardião espiritual da região do pantanal, sendo um guia para todos que se perdem no local, ajudando os feridos e também protegendo a natureza.
Às vezes, aparece sob a forma de homem, enquanto em outras, sob a forma de uma imensa sucuri.
No enredo da versão original, a entidade é encarnada por Joventino, o pai de José Leôncio. A lenda do Velho do Rio começa a ganhar corpo na cidade após o desaparecimento repentino do patriarca, logo na primeira fase da novela.
Com uma presença ainda mais importante na segunda fase, após a morte de Leôncio no último capítulo, o velho revela que o pantanal precisa de um guardião mais jovem, passando o manto de protetor local para o filho, que finalmente passa a ter certeza de que a entidade era o seu desaparecido pai.
Comentários