Um dos principais critérios para a escolha de uma instituição de Ensino Superior é o reconhecimento da universidade. E, para quem ainda está em dúvida, o Ranking de Universidades da Folha 2023 pode ser de grande ajuda.
O levantamento considera a qualidade de ensino, de pesquisa, de inovação, como os profissionais formados são vistos no mercado e a internacionalização da universidade.
Das 20 melhores universidades listadas no ranking, apenas uma é particular: a Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que aparece em 19º lugar.
Duas universidades brasileiras estão no top 3 da 13ª edição do QS World University Ranking, que lista as melhores universidades da América Latina e do Caribe. São elas: a Universidade de São Paulo (USP), em 1º lugar, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 3º lugar. Na segunda posição está a Pontifícia Universidade Católica do Chile, que ocupava o 1º lugar em 2022.
Entre as 50 melhores universidades da América Latina e do Caribe, ainda na lista divulgada em 2023, aparecem:
8º - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
10º - Universidade Estadual Paulista (Unesp)
14º - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
17º - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
18º - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
23º- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
25º - Universidade de Brasília (UnB)
27º - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
30º - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
37º - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
48º - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A classificação do levantamento usa cinco critérios: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização.
O Colégio GGE tem uma preparação específica para alunos que pretendem participar de seleções de universidades do exterior. O programa de preparação, chamado Graduação no Exterior, é dividido em três etapas: o Pre-Counseling (no 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); o Test Prep (no 2º ano Ensino Médio); e o Academic Counseling (no 3º ano Ensino Médio).
E o resultado do projeto é mais do que satisfatório: Desde que o iniciou no colégio firmou parceria com a Brazil World Grupo em 2018, 38 alunos passaram pelo processo de aplicação. Foram 125 aceitações em 88 instituições em 8 países. Saiba mais aqui.
Esta matéria contém informações do g1