educação

Resultado do Enem: como escolher a profissão certa?

Orientação vocacional é fundamental para ajudar estudantes a encontrarem sua vocação

Caio Ponciano
Caio Ponciano
Publicado em 16/01/2024 às 10:00
Patrocinada
Reprodução/Freepik
Muitos estudantes ainda concluem o ensino médio sem ter certeza sobre sua vocação profissional FOTO: Reprodução/Freepik

Nesta terça-feira, 16, milhares de estudantes brasileiros puderam conferir os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, marcando o início de uma importante jornada em suas vidas acadêmicas.

A nota do Enem significa a porta de entrada para o ensino superior, e é neste momento que alguns jovens se encontram diante de um dilema: a incerteza sobre qual carreira seguir.

Orientação vocacional

Muitos estudantes ainda concluem o ensino médio sem ter certeza sobre sua vocação profissional, o que ressalta a importância de uma orientação vocacional eficaz.

Esse processo é fundamental pois auxilia os estudantes na escolha de suas carreiras, identificando habilidades, interesses e aptidões. A orientação vocacional busca proporcionar uma visão clara sobre as opções disponíveis, ajudando os jovens a alinharem seus talentos com as demandas do mercado de trabalho.

POP - Pesquisa de Orientação Profissional

Uma ferramenta inovadora nesse contexto é a Pesquisa de Orientação Profissional (POP), uma plataforma desenvolvida pela UNINASSAU. A POP oferece suporte aos estudantes na escolha da carreira por meio da inteligência artificial.

Divulgação/UNINASSAU

Pesquisa de Orientação Profissional (POP), plataforma desenvolvida pela UNINASSAU - Divulgação/UNINASSAU

Simone Bérgamo, diretora acadêmica do Grupo Ser Educacional, destaca a importância dessa decisão na vida dos estudantes:

"Observamos uma tendência dos jovens em ingressar precocemente no ensino superior. Face a um espectro cada vez mais amplo de carreiras e cursos, a tomada de decisão quanto à escolha profissional torna-se um desafio crescente para eles. É importante reconhecer que não há uma solução mágica que responda a essa questão. A orientação vocacional surge como um elemento crucial nesse contexto, proporcionando aos alunos um entendimento mais profundo de suas aptidões, interesses e personalidade. A consonância entre a escolha da carreira e a individualidade do aluno aumenta significativamente as chances de satisfação e sucesso profissional no campo escolhido", explica Simone.

A participação no POP é gratuita e acessível a todos os interessados. Os candidatos podem acessar o site POP da UNINASSAU e responder a dez perguntas. Em questão de segundos, a análise das respostas revela as carreiras mais compatíveis com a personalidade do respondente.

"Enfatizo a importância de fornecer suporte abrangente aos estudantes em seu percurso de escolha profissional. Este suporte é fundamental para assegurar que eles ingressem no ensino superior e completem seus cursos com um elevado grau de satisfação e realização. Em todas as instituições de ensino do Grupo Ser Educacional temos a missão de facilitar esse processo e estamos comprometidos em auxiliá-los nessa decisiva etapa", destaca Simone Bérgamo.

Para realizar o teste, os estudantes podem acessar o site pop.uninassau.edu.br

Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras

Além da Pesquisa de Orientação Profissional, o Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras da UNINASSAU desempenha um papel vital nesse sentido.

"Oferecemos uma variedade de serviços gratuitos aos nossos alunos, visando orientá-los academicamente e prepará-los para uma efetiva inserção no mercado de trabalho. Isso inclui orientações específicas, processos seletivos, encaminhamento para oportunidades de emprego e estágios extracurriculares, além de parcerias estratégicas com diversas empresas. Entendemos que a orientação vocacional está alinhada aos interesses pessoais do aluno, os capacitando a enfrentar com confiança e preparo o vasto universo das possibilidades profissionais", reitera Simone Bérgamo.

Comentários