PUBLIEDITORIAL

Grupo Tiradentes é referência em educação superior em Pernambuco

Aos 59 anos de história, conglomerado nordestino é um dos maiores do país e mantém duas instituições no estado

JC360
JC360
Publicado em 14/07/2021 às 9:55
Patrocinada
Divulgação/Acervo Grupo Tiradentes
O Centro Universitário Tiradentes Pernambuco oferece vários cursos de graduação presenciais e de pós-graduações lato sensu, nas diversas áreas do conhecimento FOTO: Divulgação/Acervo Grupo Tiradentes
Leitura:

Um gigante na Educação Superior do Brasil vem ajudando a transformar a vida de milhares de estudantes pernambucanos para melhor. Aos 59 anos de existência, o Grupo Tiradentes escreve, em Pernambuco, capítulos importantes de contribuição para o desenvolvimento do Nordeste. O grupo chegou ao Recife em 2012, quando adquiriu a antiga Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe). Em 2018, a instituição foi elevada à condição de Centro Universitário Tiradentes (Unit/PE). Hoje, oferece vários cursos de graduação presenciais e de pós-graduações lato sensu, nas diversas áreas do conhecimento.

Com foco no desenvolvimento regional e na aproximação entre estudantes e o mundo do trabalho, uma característica forte no grupo, a Unit Pernambuco mantém parcerias importantes, a exemplo da firmada com o Porto Digital, um dos pólos tecnológicos mais relevantes do país, conhecido mundialmente por sua capacidade de inovação. Desta parceria, que tem, dentre outros objetivos, o de colaborar com o crescimento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no estado, surgiram os cursos de pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicação Web, Desenvolvimento de Aplicação Mobile, Gestão Ágil de Projetos de Software e Design e Interação de Artefatos Digitais, com uma média de mil vagas disponíveis.

“Além da qualidade da Unit Pernambuco, esses cursos trazem como diferenciais as competências para atender às exigências do mercado, como a residência de software, uma experiência de imersão em projetos reais com resolução de questões reais”, destaca o coordenador dos cursos de pós-graduação da Unit PE, Gleudson Júnior.

A internacionalização é outro braço forte do Grupo Tiradentes, que tem cooperação acadêmica e científica com 82 instituições de ensino superior em 23 países, como China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Espanha, Polônia, Letônia, África do Sul, Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Peru e Chile. As oportunidades são vastas para quem deseja viver uma experiência acadêmica e cultural fora do Brasil.

Compromisso social

O compromisso social que pauta as ações do Grupo Tiradentes também fica evidente na Unit Pernambuco. Nas clínicas-escolas, os alunos da área da saúde não só aprendem na prática, como oferecem à comunidade serviços de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Estética e Psicologia (com início do funcionamento no segundo semestre de 2021). No Núcleo de Práticas Jurídicas, os acadêmicos atendem às pessoas carentes que não dispõem de condição financeira para pagar honorários advocatícios, por exemplo. Todos os serviços são gratuitos.

Muitos pacientes que tiveram Covid-19 sabem bem da importância desses serviços. A unidade de saúde do Centro Universitário Tiradentes abre as portas, em plena pandemia, para tratar pessoas curadas do vírus, mas que ainda sofrem com problemas respiratórios. O atendimento é feito por alunos e professores do curso de Fisioterapia. Paralelamente, acadêmicos de Enfermagem e Medicina trabalham na campanha de vacinação contra a doença.

Divulgação/Acervo Grupo Tiradentes
Nas clínicas-escolas, os alunos da área da saúde não só aprendem na prática, como oferecem à comunidade serviços de Estética, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Psicologia - Divulgação/Acervo Grupo Tiradentes

Durante a pandemia, a Fits Jaboatão também fez doações importantes. Foram 10 mil máscaras cirúrgicas e 700 litros de álcool em gel doados para a Secretaria de Saúde do Município de Jaboatão dos Guararapes, o Hospital Memorial de Jaboatão e a Secretaria Estadual de Goiana, por meio do Hospital de Goiana Belarmino Correia. Este último também recebeu camas hospitalares, cadeiras de acompanhantes para leitos e uma brinquedoteca.

Faculdade de Medicina em Jaboatão

O Grupo Tiradentes é referência de qualidade em escolas médicas. Em Pernambuco não é diferente. Criada em 2018, a partir de um edital do Programa Mais Médicos que visava formar profissionais em comunidades necessitadas de atendimento em saúde, a Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits) conta hoje com cinco programas de residência médica, todos vinculados ao SUS: Clínica Médica, Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.

“Além de garantir a formação qualificada de profissionais, o nosso propósito é promover a fixação de médicos em Jaboatão dos Guararapes e região”, afirma a professora Vanessa Piasson, reitora da Unit/PE e diretora da Fits.

Divulgação/Acervo Grupo Tiradentes
A Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes conta hoje com cinco programas de residência médica, todos vinculados ao SUS - Divulgação/Acervo Grupo Tiradentes

Outro convênio importante para os alunos e a comunidade é o Contrato Organizativo de Ação Ensino-Saúde (Coapes), firmado entre a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a Faculdade Tiradentes. A iniciativa faz dos serviços da rede municipal de saúde um campo de prática para Ensino, Pesquisa e Extensão. Em contrapartida, a Fits promove capacitações profissionais, por meio de cursos como o de Preceptoria para o SUS, direcionado para profissionais de saúde do ensino superior, e o Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, adquire equipamentos e realiza obras estruturais nas unidades de saúde.

“As ações realizadas pela Fits possibilitaram que muitos serviços da rede municipal de saúde fossem reformados e equipados, melhorando significativamente os postos de trabalho dos profissionais de saúde e, consequentemente, a qualidade do atendimento aos usuários dos serviços”, observa a coordenadora do curso de Medicina, professora Rita Hoffmann.

Nova Fits

Inaugurada em julho de 2021, a Faculdade Tiradentes (Fits) de Goiana (PE) também oferta o curso de Medicina. A instituição fica a 62 quilômetros do Recife e vai preparar novos profissionais, além de levar serviços e boas práticas na área para a região, que movimenta a economia do Estado, principalmente com os pólos farmacêutico, bioquímico e automotivo.

A localização permite que jovens de Pernambuco e dos estados vizinhos, como Paraíba e Alagoas, tenham acesso à formação acadêmica de ponta. Segundo a diretora-geral da Fits, Vanessa Piasson a faculdade possui um convênio com a Prefeitura Municipal de Goiana, por meio do qual será possível reforçar o atendimento à população nos ambulatórios dos serviços públicos, disponibilizando os futuros profissionais para colocarem em prática os aprendizados obtidos em sala de aula.

Divulgação/Foto: Acervo Grupo Tiradentes
A Fits Goiana também oferta o curso de Medicina e fica a 62 quilômetros do Recife - Divulgação/Foto: Acervo Grupo Tiradentes

Utilizando padrões e boas práticas internacionais, os alunos terão aulas teóricas e vivência prática com pacientes logo nos primeiros períodos do curso, que será ministrado por mestres e doutores. De acordo com a coordenadora pedagógica, Anália Garcia, será adotada metodologia em que o estudante tem maior participação em sala de aula, com troca de informações, estudos de casos clínicos e avaliação de pesquisas em pequenos grupos de tutoriais. Assim, o professor passa a ser um condutor no processo de aprendizagem. No novo modelo de Educação Híbrida, as salas contarão com câmera, que também transmitirá a aula presencial, em tempo real, ao aluno que opte assistir de casa ou não possa se deslocar até a instituição de ensino.

Sobre o Grupo Tiradentes

O Grupo Tiradentes nasceu em 1962, quando o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, um ex-tecelão e vigilante escolar, criou o Colégio Tiradentes, em Aracaju (Sergipe). Atualmente, o grupo mantém cinco instituições de Ensino Superior no Nordeste Brasileiro, além de um centro de intercâmbio acadêmico internacional em Boston, nos Estados Unidos, sendo um dos maiores polos de produção científica do mundo.

Comentários

Mais lidas