DIFUSÃO - 05/02/2003

Assis Chateaubriand, Um Paraibano nas Comunicações - Parte 1

Publicado em 06/02/2003 às 11:03
Leitura:

DIFUSÃO
Assis Chateaubriand, um Paraibano nas Comunicações - Parte 1

O pioneiro Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, nasceu em Umbuzeiro, Paraíba, no dia 5 de outubro de 1892. Passou parte da infância praticamente sem falar, por conta de uma gagueira que tornava o raquítico menino ainda mais introspectivo, e permaneceu analfabeto até os doze anos.

Aprendeu a ler em Campina Grande, por pressão do tio Chateaubriand Bandeira de Melo, na casa de quem foi morar em 1903, para fazer o concurso de seleção para o ginásio da Escola Naval de Recife. Foi aprovado em 22 de novembro de 1904.

Assis Chateaubriand iniciou cedo a carreira de jornalista, que nunca abandonou até o fim da vida, e montou um império de comunicações no País. O próprio Guglielmo Marconi, que já havia sido entrevistado por Chateaubriand, inaugurou oficialmente a Rádio Tupi (PRG-3) em 25 de setembro de 1935, primeira da série de emissoras criadas ou adquiridas pelo paraibano. Chateaubriand havia conhecido Marconi na Itália, na década de 20, quando fez uma matéria como correspondente internacional.

Em 1949, Assis Chateaubriand, já dono dos Diários e Emissoras Associados, viajou aos Estados Unidos para comprar equipamentos de televisão, acompanhado de Mário Alderighi e Jorge Edo, técnicos das Rádios Tupi e Difusora, que iniciaram estágios de operação dos equipamentos na fabricante RCA (Radio Corporation of America) e na emissora NBC (National Broadcasting Corporation), em Nova York.

Chateaubriand pagou 500 mil dólares, primeira parcela dos 5 milhões de dólares acertados, diretamente a David Sarnoff, presidente da RCA. Durante a
visita que fez à RCA, Chateubriand foi brindado por Sarnoff com uma demonstração privada da televisão a cores, apesar da transmissão regular ter se iniciado nos Estados Unidos apenas em 1966.

No dia 25 de março de 1950, os equipamentos comprados da RCA por Chateaubriand foram retirados por seus funcionários no porto de Santos. Não houve muito tempo para preparar a programação. A Televisão no Brasil teve sua pré-estréia no dia 3 de abril, com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passaram do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde havia alguns aparelhos de TV instalados.

Chateaubriand realizou seu grande sonho inaugurando oficialmente no dia 18 de setembro de 1950 a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, cuja razão social era Rádio e Televisão Difusora. As imagens eram geradas do estúdio localizado na Av. Prof. Alfonso Bovero, no bairro do Sumaré. O transmissor da RCA foi colocado no topo do edifício do Banco do Estado de São Paulo, no início da Avenida São João.

 

Mais lidas