China

Acupuntura para crianças com agulhas especiais

Ne10
Ne10
Publicado em 22/03/2003 às 9:59
Leitura:

Fazer xixi na cama à noite não é doença, é um distúrbio que deixa qualquer um doente de vergonha. "O melhor tratamento para resolver esse problema é colocar um alarme na calcinha ou na cueca. Quando pinga a primeira gota de xixi, o alarme toca. Esse tratamento dura quatro meses. Há uma alternativa, que é a acupuntura. Segundo uma pesquisa, a acupuntura proporciona 65% de melhora", diz Jayme Murahovschi, 69, pediatra e professor.

A acupuntura é uma técnica de uns 5.000 anos, criada pelos chineses para manter as pessoas com saúde. Ajuda no alívio de dores e cura doenças.

Os antigos chineses acreditavam que as doenças aparecem quando há problemas na distribuição do sangue e da energia pelo corpo. Para normalizar essa circulação, os acupunturistas usam agulhas finíssimas de metal, que são espetadas em regiões da pele.

Em crianças, os acupunturistas usam agulhas sem pontas que são pressionadas na pele. O martelo de sete pontas e o rolete são outros instrumentos para aplicação em crianças. Segundo o médico e acupunturista Kazusei Akiyama, 40, o tratamento com acupuntura pode ser rápido. "Tive um paciente que sarou com duas sessões."

Primeiras agulhas

As primeiras agulhas eram feitas de lascas de pedra ou de ossos afiados. Os primeiros livros sobre acupuntura foram talhados em pedra.
Até hoje "O Clássico de Medicina do Imperador Amarelo", ou "Nei Ching", livro de mais de 2.000 anos, é a base para a acupuntura e de toda a medicina chinesa. A acupuntura era a medicina oficial dos imperadores chineses.

Entrevista

Na primeira consulta, o médico acupunturista entrevista o paciente. Faz perguntas que parecem que não têm a ver com o problema de saúde da pessoa: "Você sente mais calor ou frio? O que gosta de comer? Quanta água bebe? Como é seu sono? Como é seu cocô?".

Avaliação física

O médico faz dois exames: inspeção da língua e tomada de pulsos. A língua apresenta sinais de doenças; a tomada de pulsos serve para detectar o estado dos meridianos de energia.

Pesquisa

Na primeira consulta, o médico estabelece o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na da acupuntura.

Aplicação e tratamento

A duração do tratamento depende do tipo de problema.

Francês divulgou tratamento

A acupuntura se espalhou para países da Ásia, ganhando características diferentes em cada região. No Japão, as agulhas são mais finas. Os jesuítas fizeram o primeiro contato dos ocidentais com a acupuntura. Eles viajaram ao Oriente a partir de 1570.

O diplomata francês George de Morant iniciou o estudo da acupuntura no Ocidente e lançou o primeiro livro sobre o assunto na Europa, em 1900. Em 1979 a OMS reconheceu a eficiência da acupuntura e publicou lista de doenças para as quais considerava a acupuntura eficaz.

Fonte: Folha Online


 

Mais lidas