Trans e travestis denunciam preconceito no vagão rosa do Recife

https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2017/02/03/normal/16ad3005aeedb053fa8f8a18114b0e92.jpg Foto: JC

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Trans e travestis denunciam preconceito no vagão rosa do Recife

MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 03/02/2017 às 18:44
https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2017/02/03/normal/16ad3005aeedb053fa8f8a18114b0e92.jpg Foto: JC


"Fui barrada no vagão rosa, no dia estava usando um short e blusa curta, pouca maquiagem e cabelo solto. Será que outras travestis e outras trans vão ser barradas no vagão rosa? E eu ainda ouvi comentários de que aquele vagão não era para mim. Eu sou mulher sim. Somos todas mulheres e eu não quero que nenhuma outra sofra o que eu passei", contou Keila Souza no vídeo.

As mulheres da Amotrans, por sua vez, sentiram na pele a reação dos funcionários do metrô do Recife quando decidiram protestar na estação central. Na ocasião, quatro trans e travestis tentaram usar o vagão rosa e foram impedidas de ultrapassar a barreira que separa o público geral das mulheres que desejam usar o novo equipamento. A situação foi filmada pelas manifestantes da Amotrans e os funcionários, que chegaram a pedir documentação, só liberaram a passagem após ver que a ação estava sendo filmada. Confira o diálogo no vídeo abaixo:

"Nós passamos pela barreira porque estávamos em grupo e porque a gente estava gravando. Na hora nem me importei em bater de frente porque estava ali para fazer uma manifestação, mas no dia a dia, quantas de nós não passam por constrangimento. Eu, Fabiana, deixei uma queixa na ouvidoria e a depender da resposta que me derem vou decidir se faço uma denúncia junto ao Ministério Público", disse Fabiana Oliveira.

Questionada sobre a situação, a companhia responsável pelo metrô do Recife se posicionou através de nota oficial: "A CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos] Recife esclarece que é contra qualquer ato discriminatório e condena qualquer ação neste sentido. Desde o início da implantação do vagão exclusivo, a empresa atuou e se manifestou publicamente em defesa da maior segurança das mulheres que teriam acesso ao vagão, bem como transexuais e travestis."

Sobre a questão dos funcionários não estarem seguindo as recomendações a empresa resposdeu o seguinte: "Diante das informações encaminhadas pela Natrape - Nova Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco à empresa sobre uma atitude desrespeitosa por parte de um dos nossos empregados, viemos informar que o caso será apurado com rigor e que já foi criado um grupo de trabalho que está elaborando uma série de ações para capacitação de pessoal, a fim de evitar que situações como a relatada pela associação voltem a acontecer."

Vagão rosa segue em fase experimental no Recife

 

O vagão rosa está em período experimental e funciona exclusivamente para mulheres apenas nos horários do pico da manhã, das 6h às 8h30, e da noite, entre 16h30 e 19h30. Nesses horários homens e meninos com mais de dez anos estão proibidos de viajar no vagão. Os garotos com menos de dez anos poderão viajar se estiveram na companhia das mães. O objetivo da segregação, que divide opiniões de usuários, é oferecer proteção contra casos de assédio sexual. A estimativa da CBTU Recife é de que 56% dos 400 mil passageiros diários do metrô sejam mulheres.

 

últimas
Mais Lidas
Webstory