Para não ter surpresa ao adotar um cãozinho, é importante prever o tamanho na fase adulta

https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2016/08/01/normal/3b7ed7616098b0ad240f38aef93b4f16.jpg Foto: JC

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Para não ter surpresa ao adotar um cãozinho, é importante prever o tamanho na fase adulta

Mariana Dantas
Publicado em 02/08/2016 às 8:10
https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2016/08/01/normal/3b7ed7616098b0ad240f38aef93b4f16.jpg Foto: JC


Beatriz e Pedro ao lado da cadela Chispa, ainda filhoteFoto:cortesia

Hoje com 22 kg e dois anos de vida, Chispa tem o porte de um cachorro da raça Labrador e muita força. "Ela praticamente me arrasta na rua", brinca Beatriz, que é apaixonada pela cadela. "Se ela fosse menor seria ótimo, mas não troco Chispa por cachorro nenhum. Apesar do tamanho, ela é muito tranquila. Existem cachorros de pequeno porte que são muito mais danados do que ela", argumenta.



A comerciante Elizângela Fernanda Galvão, 43 anos, também levou um susto quando seu cachorro Snoopy começou a crescer. Com 8 meses de vida, o animal já pesa mais de 20kg. "Sei que ele ainda pode crescer mais. É um danado que já roeu todos os meus móveis e comeu a sola de um sapato que tinha acabado de comprar. Chegou aqui muito pequeno, com um mês, e hoje já é um gigante. Mas já me apaixonei por ele", afirma a comerciante, que mora em uma casa no bairro de Peixinhos, em Olinda.


Snoopy com um mês de vida e hoje, aos 8 meses, com Elizângela

De acordo com o veterinário Ricardo Rafael Cavalcanti, do Centro de Terapia Veterinária (Centervet), em Olinda, antes de adotar o animal, uma dica é procurar saber o peso e a idade. "Claro que existem exceções, já que os animais não possuem raça definida, mas a regra funciona com a maioria dos cachorros", explica Ricardo Rafael. Ele também orienta que o animal seja examinado por um veterinário o mais rápido possível. "Através da análise da dentição do animal, o profissional saberá a idade exata dele e poderá confirmar se será de pequeno, médio ou de grande porte. Além disso, ele será examinado e vacinado".

Veja na tabela abaixo o crescimento esperado para diversos tipos de cães:



Apesar de a relação idade X peso ser a mais fiel para identificar o porte do animal, o veterinário disse ainda que o tamanho das patas é outra característica de pode ser observada. "Filhotes com patas desproporcionais ao seu tamanho têm tendência a crescer bastante".

últimas
Mais Lidas
Webstory