Compesa suspende racionamento em Olinda no Carnaval

https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2015/02/05/normal/e8c9e0aaf84c4c950f12c923e6a4f2e6.jpg Foto: JC

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Compesa suspende racionamento em Olinda no Carnaval

Mariana Dantas
Publicado em 05/02/2015 às 16:54
https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2015/02/05/normal/e8c9e0aaf84c4c950f12c923e6a4f2e6.jpg Foto: JC


A Barragem de Botafogo opera com 19% de sua capacidadeFoto: Renato Spencer/JC Imagem

"A situação não é confortável e por isso decidimos iniciar o racionamento em setembro. Mas de lá pra cá, a situação está estável", explica o diretor da Compesa. Segundo Rômulo Aurélio, para calcular os riscos de suspender o racionamento, os técnicos se basearam nos piores índices pluviométricos e de vazão dos últimos 30 anos. "E mesmo assim, se não chover como o esperado, teremos água durante o ano todo", disse. O racionamento em Botafogo, iniciado em setembro, reduziu a vazão de 600 litros por segundo (m3/s) para 200 m3/s. Com as "torneiras liberadas" de 7 a 20 de fevereiro, a vazão deverá subir nesse período para 500 m3/s.

Para as praias do Litoral Norte, que também são abastecidas pela Barragem de Botafogo, o esquema de racionamento permanece. Para conferir os dias de rodízio, a população deve acessar o site da Compesa.


Nos casos emergenciais de falta de água, os moradores não só do Litoral Norte, mas de todo o Estado poderão solicitar serviço gratuito de carro-pipa da Compesa através do telefone 0800.081.0185. De acordo com o diretor Reginal Metropolitano da Compesa, Fernando Lôbo, vários caminhões estarão de plantão para atender a Grande Recife, Litoral Sul e Norte e Interior. "Nas últimas semanas também realizamos inspeções em vários pontos do Estado para detectar vazamentos. Durante o Carnaval, vamos contar com uma equipe de 300 pessoas de plantão", explicou Fernando Lôbo.

RECIFE
- Na capital pernambucana o abastecimento permanece o mesmo e, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, haverá reforço nos focos de folia. Para o desfile do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira (14), o bairro de São José será abastecido normalmente e a Compesa preparou esquema de carro-pipa, caso seja necessário. Já o abastecimento dos morros da Zona Norte e Sul ocorrerá conforme o calendário de rodízio da área.

LITORAL SUL - Em algumas praias do Litoral Sul como Tamandaré, São José da Coroa Grande, Barra de Sirinhaém, Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe o abastecimento será diário. Na outras praias, segue o calendário.

AGRESTE - Para dar suporte aos foliões que participam do Bloco Papangu, no município de Bezerros, a Compesa reforçará o abastecimento de água no domingo (15). Já em Gravatá, que também recebe muitos turistas durante o feriado, o esquema de fornecimento será de 17 horas com água e 96 horas sem, com reforço de carro-pipa.

SITUAÇÃO DO ESTADO
- Segundo o diretor de Mercado e Atendimento, Rômulo Aurélio de Souza, a situação do Estado merece atenção, mas não é preocupante. Com exceção de Botafogo, as barragens que abastecem a Região Metropolitana estão operando em boa capacidade. A Barragem de Pirapama, que atende a região Norte do Grande Recife, Centro, São Lourenço e Camaragibe, está em quase 100%. Já a barragem de Tapacurá opera em 50%.

A maior preocupação é o Agreste. A Barragem de Jucazinho, principal da região, está com 13,6% de sua capacidade. Três cidades (Poção, Jataúba e Alagoinha) estão em situação de colapso (quando o abastecimento só é possível por carro-pipa). "Por isso precisamos manter o racionamento na área", disse Rômulo Aurélio. Em relação ao Sertão, o diretor afirma que os mananciais e o Rio São Francisco operam com regularidade, embora as cidades de Triunfo e Itapetim também estejam em situação de colapso.
últimas
Mais Lidas
Webstory