Aracnídeo

Fóssil de aranha com pênis ereto é encontrado no Sul da Ásia

Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 03/02/2016 às 22:20

Uma aranha que teria morrido há cerca de 99 milhões de anos foi encontrada com o pênis ereto congelado em um âmbar. Trata-se do primeiro animal já descoberto em uma resina fóssil nesta condição. O vestígio do aracnídeo foi encontrado onde nesta quarta-feira (3) é Myanmar, no Sul da Ásia.

A espécie deste aracnídeo (Halitherses grimaldii) é a única de aranhas em que os machos possuem um pênis. Segundo pesquisadores do Museu de História Natural de Berlim, são conhecidos cerca de 6 mil fósseis de Halitherses, que datam de até 400 milhões de anos atrás.

Os pesquisadores nunca poderão saber exatamente como a aranha prendeu-se no âmbar em uma árvore durante esse momento de excitação, nem o que teria provocado o seu afeto. Uma teoria é de que a fêmea que poderia acompanhá-lo escapou da resina.

"Pode ser que o animal estivesse lutando para escapar da resina em uma árvore, o que teria aumentado a pressão arterial e o pênis espremeu-se acidentalmente para fora daquela estrutura", cogita Jason Dunlop, que publicou o estudo na revista “The Science of Nature”.