Recife quer reduzir 20% a emissão de gases poluentes até 2020

https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2015/12/02/normal/69c1e1a2acf247dcd1017f732635f908.jpg Foto: JC

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Recife quer reduzir 20% a emissão de gases poluentes até 2020

Mariana Dantas
Publicado em 02/12/2015 às 17:40
https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2015/12/02/normal/69c1e1a2acf247dcd1017f732635f908.jpg Foto: JC




Em relação às áreas verdes, o Recife é a terceira capital do Brasil que mais conserva a Mata Atlântica, segundo o levantamento do Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica junto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “Como somos carentes de áreas verdes nas ruas e avenidas da cidade, as áreas de floresta são de extrema importância. Mas o poder público precisa incentivar o replantio e a criação de áreas verdes. A lei municipal que estabelece a implantação de telhados verdes em novas construções com mais de quatro pavimentos foi um avanço. Espero que seja cumprida, assim como a promessa para replantio de árvores”, defende o especialista em conforto térmica, clima e aquecimento global Heliton Pandorfi, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com a PCR, de 2013 até agora, mais de 40 mil mudas foram replantadas em vias da cidade. A meta é atingir o número de 100 mil mudas em 2015.

INTERIOR - Se os recifenses sofrem com o calor, no Interior de Pernambuco a situação é pior. Os sertanejos enfrentam o quinto ano seguido de seca, e o calor acaba sendo um problema secundário em meio ao aumento da desertificação e o esgotamento dos reservatórios de água. Sem conservação das matas ciliares (ao longo dos rios e reservatórios), vários açudes e reservatórios secaram. Queimadas e desmatamentos também colaboraram com o aumento assustador da desertificação. A área afetada já atinge 75 mil km², dos quais de 11.254 km² são irreversíveis. 

A desertificação já atingiu 75 mil km² do SertãoFoto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

De acordo com o Governo do Estado, desde 2001 foram estabelecidas metas para o enfrentamento desse fenômeno, com a criação do Plano Estadual de Mudanças Climáticas. As ações de combate à desertificação são desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semas) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e contemplam 13 municípios do Sertão (Afrânio, Cabrobó, Carnaíba, Exu, Floresta, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Maria da Boa Vista, São Caetano, São José do Belmonte, Serra Talhada, Serrita e Triunfo).

De acordo com a Semas, cinco eixos são trabalhados: segurança hídrica, segurança alimentar e energética, saneamento básico, criação de unidades produtivas e capacitações para agricultores e professores dos municípios. O Governo, no entanto, não detalhou o andamento do plano.

HAJA CALOR - As previsões climáticas para os próximos três meses (dezembro a março) não são nada animadoras. De acordo com estudos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), devido à influência do fenômeno El Niño, deve chover 20% a menos em relação ao mesmo período no ano passado. O pior é que as chuvas já estão abaixo da média. No Sertão, por exemplo, a média de precipitações é de 577 mm ao ano, mas em 2015 só choveu até agora 290 mm. Já a previsão da temperatura média para o Recife no próximo trimestre é de 30º C, podendo atingir máxima de 33º C. Para o Sertão, a média deve ser de 24º C, podendo alcançar até 41º C em dias mais quentes.

últimas
Mais Lidas
Webstory