Assalto a ônibus

Veja 8 dicas de segurança para usuários de ônibus do Grande Recife

Mariana Dantas
Mariana Dantas
Publicado em 13/10/2015 às 15:56
Leitura:

Major da PM ensina alguns cuidados para não ser alvo fácil para os assaltantes / Foto: arquivo/ JC Imagem

Major da PM ensina alguns cuidados para não ser alvo fácil para os assaltantes Foto: arquivo/ JC Imagem

Enquanto o poder público e as empresas de ônibus do Grande Recife não oferecerem um transporte público seguro, a única opção que resta aos usuários é tomar alguns cuidados para não ser alvo fácil para os assaltantes. O Portal NE10 conversou com o major da Polícia Militar Júlio Aragão, que repassou algumas orientações e dicas para os passageiros.

“Muitas vezes o assaltante se aproveita de um rápido momento de distração do usuário. Abrir a carteira para pagar a passagem ao cobrador; atender uma ligação no celular ou usar fones de ouvidos são algumas atitudes que despertam a atenção de pessoas mal intencionadas”, explica major Júlio. Ele acrescenta ainda que as mulheres são consideradas alvos mais fáceis, principalmente quando estão sozinhas. “A condição física da mulher não traz ameaça aos criminosos. Além disso, elas costumam andar com bolsas. Já os homens guardam os pertences em locais menos visíveis, como os bolsos da calça”.

Diariamente, cerca de 2 milhões de pessoas utilizam os 3 mil ônibus que circulam no Grande Recife, distribuídos em 394 linhas.

» Confira algumas orientações da PM:

1 – Antes de sair de casa, repasse informações sobre o seu itinerário para algum familiar ou amigo.

2 – Procure as paradas de ônibus mais movimentadas e bem iluminadas.

3 – Antes de entrar no ônibus, separe o dinheiro para pagar a passagem ao cobrador – evitando abrir a carteira dentro do veículo. 

4 – Deixe o celular no silencioso e evite atender ligações dentro do ônibus ou na rua. O mesmo vale para os aparelhos eletrônicos com fones de ouvido.

5 – Os ônibus superlotados são preferidos pelos criminosos para a prática de furtos. Já os assaltos geralmente acontecem em coletivos com poucos passageiros (vago).

6 – Onde sentar? Não existe assento mais seguro dentro do coletivo. Porém, a PM orienta que, ao entrar em um ônibus vago, procure uma cadeira mais afastada do cobrador. É que em caso de assalto, o cobrador é o principal alvo dos bandidos.

7
– Nunca reaja a um assalto. No momento da abordagem, evite fazer algum movimento brusco, que possa ser interpretado como um ato de reação.

8 – As vítimas de assalto devem acionar a polícia através do 190, informando as características dos suspeitos para uma ação mais precisa da PM. O registro do Boletim de Ocorrência (B.O), na delegacia ou na internet, também é importante para que o caso seja registrado na base de dados da polícia, auxiliando nas ações de monitoramento.

Mais lidas