Governo Federal

Duplicação de ponte que liga Petrolina a Juazeiro será, enfim, concluída

Publicado em 05/01/2007 às 18:24
Leitura:

Roseanne Albuquerque
Da Rádio Jornal/Petrolina

Atravessar os 805 metros que separam Petrolina e Juazeiro (BA) pela ponte Presidente Dutra pode ser sinal de transtorno para milhares de usuários. Com um fluxo diário estimado em 35 mil veículos, nos horários de pico, longos engarrafamentos são formados e um percurso que poderia ser cumprido em minutos pode durar até uma hora. Mas a boa notícia é que essa situação pode estar com os meses contados: o Governo Federal anunciou a liberação de cerca de R$ 20 milhões para a conclusão das obras de duplicação, que já se arrastam desde janeiro de 2002 e sofreram quatro paralisações por falta de recursos.

A expectativa agora é que a ponte totalmente reformada seja entregue à população até dezembro. "Não somente os moradores das duas cidades ou da região serão beneficiados, mas também aqueles motoristas que passam pela região em direção ao Centro/Sul do País, seja a passeio, seja
escoando produtos agrícolas. Pretendemos inaugurar a duplicação da ponte em novembro, ou quem sabe um pouco antes, em outubro", afirma o prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, que se encontrou esta semana com representantes da construtora OAS, responsável pela obra.

A ponte - que foi inaugurada na década de 50 e até agora não passou por nenhuma grande reforma - será alargada em cinco metros laterais para possibilitar o melhor tráfego de veículos e evitar os congestionamentos. Na parte destinada a ciclistas e pedestres, as medidas passarão dos atuais
70 cm para 2 metros.

"Não vejo a hora disso se concretizar. Há anos escuto essa conversa e nada é feito. Pelo contrário: a situação só piora. Todos os dias tenho que atravessar essa ponte e há momentos em que, sinceramente, beiro o desespero. Já peguei engarrafamento em plena três horas da tarde que durou mais de 40 minutos. É inadmissível", desabafa a comerciária Eliete Nunes. Ela mora em Juazeiro e atravessa a Dutra diariamente por trabalhar em Petrolina.

O supervisor do Departamento Nacional de Infra- Estrutura e Transporte (DNIT), José Reginaldo Nunes, afirmou, em entrevista à Rádio Jornal de Petrolina, que agora é torcer para que não haja atraso na liberação dos recursos. "Se sair a verba no prazo certo, dá para cumprir o cronograma de obras e entregar toda a reforma em dezembro. Atrasos só fazem encarecer mais ainda a obra", acredita.

A PONTE - A Presidente Dutra foi a segunda ponte em concreto protendido (concretos com fios ou cabos de aço especiais de protensão) do Brasil. A execução foi feita por um consórcio entre a firma brasileira Estacas Franki Ltda. (de origem belga) e a firma francesa Entreprises Campenon Bernard. O projeto foi concebido por Eugéne Freyssinet e o cálculo foi desenvolvido na França, por sua equipe. A concorrência para execução desta ponte foi em maio de 1949.

Mais lidas