RMR

Projeto do Miniarco avança e promete ser alternativa para escapar de engarrafamentos na BR-101

Do JC Trânsito
Do JC Trânsito
Publicado em 06/04/2016 às 8:40
Leitura:

Via promete ser alternativa para condutores que queiram escapar da BR-101 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Via promete ser alternativa para condutores que queiram escapar da BR-101 Foto: Guga Matos/JC Imagem

O Governo de Pernambuco emitiu nesta terça-feira (5) uma autorização para a futura concessão do Miniarco: uma rodovia de 14,4 quilômetros, com início no entrocamento da PE-35 com a BR-101/Norte e que vai até o entrocamento da PE-15 com a BR-101, perto do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

A estrada será pedagiada e se propõe a ser uma alternativa para os condutores que enfrentam os frequentes congestionamentos BR-101. O investimento para a construção do empreendimento está estimado em cerca de R$ 160 milhões. 

O projeto inicial para resolver os engarrafamentos na área era a construção do Arco Metropolitano, rodovia na qual seria possível ir de Goiana, na Zona da Mata Norte, até o Porto de Suape, sem que fosse necessário trafegar pela BR-101. A construção e concessão do Arco Metropolitano entrou na segunda etapa do Programa de Empreendimento e Logística (PIL), do Governo Federal, que foi lançado em junho de 2015, mas ainda não avançou.

A próxima etapa para a construção do Miniarco é o chamamento público, que deve acontecer em até 45 dias. Nesse processo, as empresas interessadas em fazer estudos de viabilidade da obra. Esse processo dura 120 dias.

Depois disso, as informações conseguidas a partir desse estudo são usadas na licitação para a escolha da futura concessionária da estrada. A expectativa da Secretaria Estadual de Transporte é que as obras para a construção comecem já no início de 2017. 

Mais lidas