Metrô: estação Prazeres deve ficar seis meses sem elevadores e escadas rolantes

https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2015/11/16/normal/f3a3f6bf486ad7d9d55082888c223ea9.jpg Foto: JC

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Metrô: estação Prazeres deve ficar seis meses sem elevadores e escadas rolantes

Amanda Miranda
Publicado em 16/11/2015 às 10:12
https://imagens4.ne10.uol.com.br/ne10/imagem/noticia/2015/11/16/normal/f3a3f6bf486ad7d9d55082888c223ea9.jpg Foto: JC


Escadas rolantes também não funcionam na estaçãoFoto: Fernando Castilho/Jornal do Commercio

Os dois casos são enquadrados como "vandalismo" e, como o contrato com a empresa que realiza a manutenção dos equipamento não  prevê reparo nesse tipo de dano, é necessário abrir um novo processo de licitação para que os esquipamentos sejam consertados.

A estimativa é que esse processo demore, no mínimo, seis meses. Enquanto isso, a CBTU/Metrorec não explicou como os idosos, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida vão se locomover na estação Prazeres. 

ACESSO RESTRITO AOS ELEVADORES - Nos últimos meses, o Metrô do Recife adotou um política de redução no uso dos elevadores. Só é permitida a entrada nos equipamentos às pessoas que se enquadrem no perfil de "preferencial" e, mesmo assim, o elevador só funciona depois que o usuário solicite o serviço a um funcionário. 

Os elevadores só transportam passageiros com o comando operacional dos funcionários do metrô. A medida gerou polêmica entre os usuários, já que legalmente não existem regras para que pessoas não enquadradas no perfil "preferencia" sejam proibidas de usar os elevadores. 

A CBTU/Metrorec justificou a adoção dessa medida alegando os altos gastos de manutenção do sistema, em decorrência de danos causados pelo vandalismo. 

A companhia informa que eram gastos cerca de R$ 200 mil por ano para fazer consertos nos elevadores, que eram danificados, entre outras coisas, por causa do excesso de peso quando os usuários desrespeitavam o número máximo de pessoas por viagem.
últimas
Mais Lidas
Webstory