Criticada por passageiros, biometria nos ônibus reduziu fraudes em 30%

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Criticada por passageiros, biometria nos ônibus reduziu fraudes em 30%

Mariana Campello
Publicado em 28/06/2015 às 15:03
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Mileide Riso tem problemas na digital por causa de uma alergia Foto: Mileide Riso/ reprodução

Já a estudante de Ciência Biológicas Mileide Riso, 26, tem problemas na digital dos seus dedos devido à uma alergia por causa de produtos químicos. "Para utilizar o ônibus espero o apito três vezes e o cobrador libera. Mas ele fica com a cara de desconfiado, deve achar que não sou a portadora do VEM". Quando questionada se procurou algum órgão responsável pelo software, ela respondeu que ainda não teve tempo. "Não fui ainda lá porque estou sem tempo, mas não sei o que fariam por mim".  Neste caso, a usuária deve comparecer ao Posto do VEM com um atestado médico que comprove a alergia para a obrigatoriedade da biometria ser retirada.

É aconselhável que o passageiro, quando for passar o dedo, veja se está na posição certa e deslize devagar. Todos os VEMs gratuitos ou de meia-entrada necessitam utilizar o sistema digital. 

Após o uso da biometria, alguns passageiros estão tentando burlar o pagamento forçando a porta traseira do ônibus para vários estudantes entrarem sem pagar, cena comum próximo às escolas. A Urbana destacou que o embarque pelas portas do meio e traseira é um dos graves problemas que o sistema enfrenta. Quando um passageiro não embarca corretamente, através da catraca, o serviço da linha não pode ser dimensionado de forma adequada, o que acarreta em nível de ocupação indevido nos ônibus. A entidade também repassa o custo para todos os passageiros do sistema. Ainda é importante reforçar que o embarque pelas portas do meio e traseira representa risco para os passageiros. 

Quem estiver com dúvidas sobre o sistema VEM pode acessar o site do órgão ou ligar para mais informações. Dúvidas sobre o VEM Estudante : (81) 3182-5551 e 0800-0810158 / VEM Trabalhador: (81) 3125-7858.

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