Rio 2016

Em coletiva, Michael Phelps despede-se das piscinas

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 14/08/2016 às 17:37
Leitura:

Atleta considerou este o momento certo para deixar as piscinas / Foto: Reprodução/Twitter Rio 2016

Atleta considerou este o momento certo para deixar as piscinas Foto: Reprodução/Twitter Rio 2016

Michael Phelps fez história na natação e na Rio-2016. Com cinco Olimpíadas no currículo, o atleta fez sua despedida oficial das piscinas em uma coletiva de imprensa na tarde deste domingo (14). O adeus não foi dado apenas com chave de ouro, mas, também, com medalha: o nadador conquistou o primeiro lugar no revezamento 4x100 m medley no sábado (13).

No total, foram 28 medalhas para Phelps, sendo 23 de ouro - a mesma quantidade de medalhas douradas que o Brasil conquistou em toda a sua história nas Olimpíadas. Atualmente com 31 anos, o fenômeno fez sua estreia nos jogos em Sydney, em 2000, com apenas 15 anos de idade. De primeira, não se destacou. Mas a partir de Atenas, em 2004, não houve quem parasse Michael Phelps. Só no Rio de Janeiro, foram seis medalhas - cinco de ouro.

Despedindo-se da carreira, Phelps avaliou o momento como especial. "Ontem, antes mesmo de colocar os óculos, já estava chorando. São 24 anos no esporte. Foi muito especial. Estou orgulhoso", declarou na coletiva. O atleta considerou este o momento certo para deixar as piscinas. "Estou no melhor lugar possível. É assim que quero terminar minha carreira", afirmou.

Conhecido como "o tubarão de Baltimore", Phelps havia anunciado a aposentadoria após os Jogos de Londres, em 2012. Até a Olimpíada do Rio, o nadador apareceu na mídia em escândalos envolvendo drogas e chegou a ser detido por dirigir embriagado. Nesse meio tempo, entrou em depressão e chegou a ter pensamentos suicidas. A um documentário da ESPN, o nadador afirmou que a Rio-2016 o salvou.

A figura de Phelps não deve sumir nem tão cedo após a aposentadoria. Eternizado na história da natação, o atleta declarou que deseja continuar ajudando as pessoas a alcançar a mesma superação que ele alcançou ao vencer a depressão. "Quero ensinar as crianças a se sentirem seguras na água, ensinar e inspirar no futuro", disse ao se despedir. "Estou feliz de novo. Vou fazer de tudo para ajudar outras pessoas a realizarem os seus sonhos", prometeu o eterno gigante das piscinas. 

Mais lidas