NAVE

Programação e jogos digitais são disciplinas de escolas públicas do Recife e Rio

NE10
NE10
Publicado em 23/10/2012 às 19:39
Leitura:

Diferentemente do Oi Kabum!, o programa Nave (Núcleo Avançado em Educação) é voltado exclusivamente para alunos do ensino médio e funciona dentro das escolas, com disciplinas técnicas inseridas no programa escolar. Os estudantes ficam nas unidades de ensino em período integral, de segunda a sexta, das 7h às 17h. O Nave capacita os jovens para exercer profissões como roteirista, programador, designer e gestor para atuar com TV digital, internet, celular e jogos eletrônicos. Ao final de três anos, os jovens saem da escola com diploma de ensino médio integrado ao profissional.

No Recife, o Nave funciona na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem. A outra unidade do programa, no Rio de Janeiro, funciona no Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca. Atualmente, as unidades possuem, juntas, 960 alunos. Os estudantes podem optar pelo curso de Arte e designer de jogos digitais ou de Programação.

Os cursos técnicos, nas duas cidades, são coordenados e ministrados por profissionais do C.e.s.a.r (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). 'Além de visar o mercado de trabalho, outra vantagem de trazer a tecnologia da informação para dentro da escola é aumentar o interesse do aluno pela sala de aula. Essa geração cresceu com a internet. Trazer o que eles vivenciam fora daqui para a aula é muito bom', afirma a coordenadora de projetos do C.e.s.ar, Marcela Cox.

LEIA MAIS:
» Cursos na área de tecnologia digital mudam futuro de jovens brasileiros

E o programa vem gerando bons frutos. Cinco jogos produzidos por alunos do Nave foram finalistas da 10ª Edição do “SB Games - Simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital” da Sociedade Brasileira de Computação, realizado em Salvador (BA), em novembro de 2011. Os alunos se destacaram como programadores e game designers ao lado de universitários e profissionais de empresas especializadas. O jogo iFante, desenvolvido em conjunto pelos alunos do Recife e do Rio, ficou em 3º. lugar na categoria Júri Popular em 2011 no Festival de Jogos Independentes do SBGames, considerado um dos mais importantes eventos da América Latina na área de games e entretenimento digital.


Guilherme Henrique e Kamilla Cavalcanti venceram o desafio promovido na Campus Party Recife, no último mês de julho

A estudante Gabryelli Helena de Melo, 16 anos, aluna do 2º ano, quer manter os bons resultados do Nave. Ela está participando da criação de um novo jogo em parceria com os alunos do Rio, que será inscrito no SB Games 2012. O evento acontece de 2 a 4 de novembro, em Brasília. 'É um jogo para web. Nunca tinha trabalho com os alunos de lá e estou adorando. Nos comunicamos através das redes sociais, com a orientação dos professores', explica Gabryelli, que pretende fazer vestibular para designer.

Quem também representou bem o programa foram os alunos do 3º ano da escola Cícero Dias, Kamilla Cavalcanti, 16 anos, e Guilherme Henrique, 18 anos. Os dois venceram o desafio promovido na Campus Party Recife, realizada no último mês de julho, no Centro de Convenções de Olinda. 'Tivemos que desenvolver um game em 48 horas. Competimos com universitários e pessoas formadas. Ficamos muito felizes com os elogios que recebemos', conta Guilherme Henrique, que pretende fazer vestibular para computação. Na disputa, ele trabalhou na programação do jogo e Kamilla, no designer gráfico.

Mais lidas