oportunidade

Cursos na área de tecnologia digital mudam futuro de jovens brasileiros

NE10
NE10
Publicado em 23/10/2012 às 19:35
Leitura:

Philipe Camarão e Jonathan Silva são negros, nasceram em comunidades pobres do Recife e do Rio de Janeiro, respectivamente, e estudaram durante a infância e adolescência em escola pública. O futuro desses dois rapazes poderia ser o da maioria dos jovens brasileiros que comungam do mesmo perfil: o subemprego, acarretado pela falta de oportunidade e qualificação profissional. Separados fisicamente por quilômetros de distância, os dois tiveram o mesmo destino, porém bem diferente do previsto pelas estatísticas sociais. O pernambucano e o carioca são designers gráficos - uma das profissões mais requisitadas do mercado e que exige qualificação profissional e muito talento.

As coincidências na vida desses dois não param por aí. Eles descobriram a profissão através de um cartaz de divulgação do projeto Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, que oferece à jovens de comunidades carentes, estudantes ou egressos da rede pública, formação em cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign.

Com unidades no Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, o Oi Kabum! é uma iniciativa do instituto Oi Futuro, que vem desenvolvendo ações de educação voltadas para a qualificação profissional na área de tecnologia digital. Outro programa de sucesso do instituto e que possui o mesmo objetivo é o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que funciona em duas escolas públicas, sendo uma no Recife e a outra no Rio de Janeiro.

LEIA MAIS:
» Programação e jogos digitais são disciplinas de escolas públicas do Recife e Rio

'Quando vi o cartaz dentro do ônibus, tive curiosidade de conhecer o projeto. Fiz o teste ainda sem ter noção do que era. Tive a oportunidade de estudar todas as linguagens e optar por designer gráfico', conta Philipe Camarão, de 25 anos, ex-aluno do Oi Kabum! e hoje sócio da Studio Fortim, com sede em Olinda. O carioca Jonathan Silva, de 20 anos, leu o cartaz na escola onde estudava. 'Me inscrevi nos últimos segundos. Adoro a minha profissão. Já fiz trabalhos para o Fashion Rio, vinhetas para teatro e emissoras de TV. A cada dia descubro coisas novas', conta o jovem.

Fotos: Mariana Dantas

Jonathan Silva afirma que encontrou a profissão da sua vida


O pernambucano Philipe Camarão é sócio da agência Fortim

O programa do Oi Kabum! dura 18 meses e funciona de segunda a sexta, nos turnos da manhã ou noite, beneficiando jovens de baixa renda entre 16 e 21 anos de idade. Após cursar todas as disciplinas (fotografia, vídeo, design gráfico e computação gráfica), os alunos escolhem a área que pretendem se especializar. 

Todos os anos são abertas novas vagas, divulgadas através de cartazes, da imprensa e, principalmente, nas redes sociais. A seleção tem como critério a idade, escolaridade e renda familiar do candidato. O jovem também participa de entrevista para avaliar o seu interesse pelo programa. Todos os alunos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100, vale transportes e ticket de alimentação. Os alunos precisam frequentar, no mínimo, 75% das aulas para garantir o certificado técnico.



O carioca Igor criou uma TV Online na comunidade Cidade de Deus

'A faixa etária dos nossos alunos coincide com o ingresso no mercado de trabalho, fase em que precisam de dinheiro imediato para ajudar em casa. Por isso que o apoio da família é tão importante. Graças ao nosso acompanhamento, a evasão é considerada baixa (cerca de 10%). E entre os alunos formados, mais de 70% atuam na área', afirma o coordenador geral do Oi Kabum! do Rio de Janeiro, Fernando Mozart. Ele também ressalta que, além da capacitação profissional, o curso também enfoca 'o desenvolvimento social desses jovens, que se tornam cidadãos melhores'. 

O aluno da unidade do Rio de Janeiro Igor Melo, de 19 anos, já contribui para uma sociedade melhor, mesmo antes de concluir o curso. Ele mora na comunidade Cidade de Deus, onde criou uma TV online junto com outros jovens, a CDD na Tela. 'Mostramos os acontecimentos dentro e fora da comunidade, levando informação para a comunidade', explica, acrescentando que hoje a equipe conta com 13 pessoas e já recebeu apoio de várias entidades. 'Fico feliz porque vejo que muitos jovens da minha comunidade querem seguir o mesmo caminho'.

O Oi Kabum! Recife é desenvolvido em parceria com a ONG Auçuba Comunicação e Educação e funciona na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife. A unidade do Rio conta com a parceria do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) e está localizada no bairro de Ipanema.

*A repórter viajou para o Rio de Janeiro a convite da Oi.

Mais lidas