"SUBMARINO" DESAPARECIDO

Desde domingo (18), o caso do submersível Titan, da empresa OceanGate, desaparecido em expedição ao naufrágio do Titanic causa preocupações para as autoridades, que continuam em busca dos desaparecidos.

SUBMARINO OU SUBMERSÍVEL?

Vale destacar que o termo correto da embarcação usada é submersível, uma vez que esse precisa de uma nave-mãe para lançá-lo, que era o Polar Prince. O submarino também tem diferença na reservas de energia, podendo ficar debaixo d'água por mais tempo, segundo a CNN Brasil.

QUEM SÃO OS DESAPARECIDOS?

Os desaparecidos são: Hamish Harding, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henry Nargeolet e Stockton Rush (o que está na imagem).

VOZ DE QUEM JÁ ESTEVE NO SUBMARINO

De acordo com o jornalista David Pogue, que já viajou no submarino que leva turistas aos destroços do Titanic, afirmou que não há uma forma de escapar. "Não há backup, não há cápsula de escape", disse ele para BBC. "É chegar à superfície ou morrer".

Ler mais

EM BUSCA DO TITANIC

O velho Titanic está a cerca de 3,5 mil metros de profundidade, no Oceano Atlântico, a cerca de 640 km a sudeste da costa do Canadá. Esse era o principal objetivo da expedição.

PROFUNDIDADE ESMAGADORA

De acordo com o oceanógrafo Roberto Blasiak, do Centro de Resiliência da Universidade de Estocolmo, no programa da BBC, "Para dar uma ideia, é cerca de 200 vezes a pressão no interior de um pneu de automóvel". "É por isso que você precisa de um veículo submersível com paredes muito espessas.", afirmou o profissional.

RESISTÊNCIA DO SUBMARINO DESAPARECIDO

O submersível Titan é feito de paredes de titânio e fibra de carbono, projetadas para suportar a profundidade máxima de 4 mil metros.

SUBMERSÍVEL É CRITICADO POR ESPECIALISTAS

Especialista apontou que o submersível tem finalidade para explorações técnicas e não para exploração turística usada pela empresa OceanGate. Além disso, o especialista de submarinos da própria empresa já havia alertado sobre os possíveis problemas de segurança em 2018, segundo a BBC.

CONTROLE DE VIDEOGAME?

Um dos principais destaques do submersível é o controle de videogame modificado. O Stockton Rush, CEO da OceanGate, afirmou à CBS News que pilotar o submarino "não deve exigir muita habilidade".

QUAL O CONTROLE USADO?

O "submarino" desaparecido é pilotado com um controle de video game da Logitech, modelo F710 e sem fio. O controle está na venda por R$ 369,90 ou R$322,91.

QUANTO TEMPO RESTA DE OXIGÊNIO?

A estimativa é que o oxigênio se esgote na manhã nesta quinta-feira (22).

Veja as principais notícias do dia no NE10

IR PARA NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories