Para quem gosta de observar os céus e não perder grandes fenômenos da astronomia, o ano de 2023 é, sem dúvida, um ótimo momento para aproveitar.

Calendário astronômico de 2023

O calendário astronômico de 2023 é repleto de eclipses, chuva de meteoros e meteoros. Muitos dos fenômenos poderão ser visto ao olho nu no Brasil.

Neste ano, será possível observar um eclipse solar anular, também conhecido como "anel de fogo", que vai ser visível em várias partes do Brasil.

Eclipse solar anular

Diferente de um simples eclipse solar, a belíssima visão proporcionará um dia escuro, uma vez que a Terra a e o Sol vão se alinhar em uma perfeita sincronia. A Lua estará mais distante da Terra, o que posiciona ela bem na frente do sol, mas não vai conseguir cobri-lo totalmente.

A partir disso, os observadores verão um "anel de fogo" brilhante e deslumbrante ao redor da Lua. Na verdade, o anel é a luz do sol que ganhe destaque nos céus.

Evento raro

O eclipse solar anular é um dos mais raros, pois acontecem aproximadamente de 18 em 18 anos.

Onde poderá ser visto?

O fenômeno astronômico poderá ser visto a partir da Amazônia brasileira e do Nordeste. Já no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a exibição será parcial, pois as áreas não favorecem a contemplação do eclipse solar anular.

Quando acontecerá?

O eclipse solar anular acontecerá no dia 14 de outubro. As melhores regiões para ver o fenômeno é em Natal e João Pessoa.

CUIDADO!

Vale destacar que a observação direta do eclipse podem causar verdadeiros danos permanentes à visão. Logo, filtros de câmeras, binóculos e telescópios podem ajudar a visualizar o fenômeno.

Veja as principais notícias do dia no NE10

IR PARA NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories