Saiba para que serve o chá de dente-de-leão e quais os seus principais benefícios
O dente-de-leão é fonte de antioxidantes, vitaminas e diferentes propriedades medicinais, se destacando por fortalecer a imunidade e auxiliar no tratamento de diversos problemas de fígado e coração.
Pertencente ao grupo das plantas medicinais, o dente-de-leão, chamado cientificamente de Taraxacum officinale, é composto por flores amarelas, folhas em formato de dentes e raízes.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO
Devido à grande quantidade de nutrientes, o chá de dente-de-leão traz benefícios diversos para todo o corpo, auxiliando tanto o sistema imunológico, quanto cardiovascular e nervoso.
Um dos principais benefícios do chá de dente-de-leão é o auxílio no processo de digestão. Esse tipo de chá ajuda principalmente a digerir proteínas e a evitar um possível desconforto no estômago.
De acordo com estudos, as folhas de dente-de-leão têm propriedades que protegem o fígado contra danos causados pelo álcool. Além disso, o extrato de suas folhas apresenta efeito anti-inflamatório, antioxidante e antitumorial.
O chá de dente-de-leão oferece uma grande variedade de vitaminas. São elas: Complexo A, B, C, E e K . Cada um dos complexos tem sua função no bom funcionamento do corpo.
Considerada uma bebida bem completa em termos nutricionais, o chá de dente-de-leão também é rico em diversos minerais, como cálcio e potássio (importantes para a saúde dos ossos e músculos) e também em ferro (responsável pelo transporte de oxigênio entre as células).
O consumo das folhas de dente-de-leão ainda traz efeitos antirreumáticos, diuréticos e melhora a produção da bile.
CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO
O dente-de-leão também possui contraindicações, não podendo ser consumido por crianças menores de dois anos e pessoas que possuam obstrução dos dutos biliares e do trato intestinal, gastrite, úlcera gastroduodenal e cálculos biliares. Seu consumo pode causar efeitos colaterais como hiperacidez gástrica e queda de pressão.
PREPARO DO CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO
Diferente do esperado, não são as flores amarelas do dente-de-leão que devem ser usadas no preparo do chá, mas sim a raiz da planta (que contém uma quantidade grande de antioxidantes e compostos medicinais).
Para preparar a infusão, junte 1 colher de sopa cheia de raiz de dente-de-leão a 300ml de água fervente num recipiente. Tampe, e espere 5 minutos e, depois, é só coar e servir na xícara.
No Shopping RioMar Recife é possível encontrar diversos estabelecimentos que oferecem chá de dente-de-leão prontos, ou as folhas para o preparo manual.
Confira esses e outros produtos na plataforma RioMar Recife Online, que reúne inúmeras ofertas de diversos produtos. Acesse o link
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Não se automedique. Se suspeita de alguma condição médica, procure um médico para investigação e início de tratamento.